Segurança

Suspeito de ligação com o tráfico no ES é preso no Rio de Janeiro

As provas coletadas demonstraram que o grupo mantinha uma estrutura organizada, com funções bem definidas e hierarquia interna.

homem com mãos algemadas
Foto ilustrativa

As forças de segurança pública do Rio de Janeiro prenderam um homem na terça-feira (28) durante a Operação Contenção, realizada contra o Comando Vermelho. A Promotoria de Justiça de Rio Bananal, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), já havia denunciado o suspeito por envolvimento com o grupo criminoso.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Segundo a Polícia Militar, o suspeito controlava a movimentação financeira de um grupo criminoso que atua em Rio Bananal e em cidades próximas. O grupo é liderado por um dos principais articuladores do tráfico na região.

O promotor de Justiça responsável pelo caso informou que o Ministério Público apresentou a denúncia em abril deste ano, após uma investigação conduzida em parceria com a Delegacia de Polícia Civil de Rio Bananal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte/MPES). As apurações comprovaram que o investigado participou de transações financeiras de alto valor relacionadas ao tráfico de drogas.

Homicídio deu início a apuração

A apuração teve início após um homicídio registrado em janeiro de 2025, na localidade de Córrego Lagrimal, zona rural de Rio Bananal. As diligências da Polícia Civil revelaram a presença de uma estrutura criminosa organizada, composta majoritariamente por pessoas oriundas de outros estados e associadas ao Comando Vermelho.

Durante as ações de busca e apreensão, as equipes localizaram e apreenderam entorpecentes, materiais usados para fracionar e embalar drogas. Além de grandes quantias em dinheiro e comprovantes de transferências bancárias de alto valor. As investigações também identificaram que um dos alvos já respondia por tráfico e associação para o tráfico. Relatórios de inteligência financeira apontaram movimentações milionárias em suas contas bancárias ao longo de 2024.

As provas coletadas demonstraram que o grupo mantinha uma estrutura organizada, com funções bem definidas e hierarquia interna. O principal líder continua foragido, com mandados de prisão em aberto, e comanda as atividades do tráfico em Rio Bananal mesmo fora do estado.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.