Teatro de Guaçuí conquista dez prêmios em festival em Minas Gerais
Os grupos Coletivo Guaçuí em Cena e Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira somaram dez premiações

O talento guaçuiense brilhou em solo mineiro durante o I Festival de Teatro de Guarani, realizado no último fim de semana. Representando o Espírito Santo, os grupos Coletivo Guaçuí em Cena e Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira somaram dez premiações. As equipes apresentaram os espetáculos “Amor com Amor se Paga” e “A Lenda de um Homem sem Nome”.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: “Vozes das Margens”, de Guaçuí, brilha em seminário do Iema em Vitória
Coletivo Guaçuí em Cena
O Coletivo Guaçuí em Cena apresentou a comédia “Amor com Amor se Paga”, adaptação da obra de França Júnior, autor do século XIX.
Nesse sentido, a peça retratou os desencontros amorosos de dois casais e encantou o público, garantindo as premiações. Foram elas: melhor trilha sonora (Rainne Medeiros, Vitória Ribeiro e Carlos Ola), melhor figurino, melhor cenário, melhor atriz (Eduarda Pascoal), melhor atriz coadjuvante (Rafaela Carvalho), melhor ator coadjuvante (Mateus Soares) e melhor direção (Carlos Ola), todos na categoria comédia.
Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira
Por outro lado, o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira conquistou o público na Praça da Prefeitura de Guarani com o espetáculo de rua “A Lenda de um Homem sem Nome”.
A obra, inspirada na lenda da Pedra do Diabo, registrada pelo historiador capixaba Adelpho Poli Monjardim, narra a trajetória de um homem que faz um pacto sobrenatural para recuperar seus bens.
Assim, a produção recebeu os prêmios de melhor ator (Matheus Soares), melhor atriz coadjuvante (Eduarda Pascoal) e melhor figurino (Rosa Miranda).
O coordenador do Ponto de Cultura e diretor do Gota, Pó e Poeira, Carlos Ola, destacou a importância da participação no festival como parte do processo de formação e troca cultural.
“Fomos muito bem recebidos em Guarani e tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros grupos e organizadores. Esse intercâmbio fortalece nosso trabalho e se reflete nas conquistas obtidas pelos nossos artistas e na recepção calorosa do público”, afirmou.
O festival
Durante os três dias de evento, o festival reuniu 14 espetáculos de diferentes regiões do país, com produções que variaram entre drama, comédia, monólogo, teatro infantil e de rua.
Dessa forma, as atividades incluíram rodas de conversa e trocas de experiências entre os grupos, promovendo aprendizado e integração entre artistas.
Além dos premiados, os elencos de Guaçuí contaram com a participação dos atores e técnicos Anderson Américo Vargas, Igor Nunes e Yago Cindra.
Assim, também no mesmo período, a atriz Eliane Correia, da Cia Mais Um Ponto Mais Um Conto, foi reconhecida no festival de Governador Valadares (MG) com o espetáculo “Feita de Papel”.
Assim, com isso, recebeu os prêmios de melhor atriz e melhor figurino pela atuação inspirada na vida da escritora Carolina Maria de Jesus.
Outro destaque capixaba foi o Grupo Teatral Caparaó, de Alegre. Isso porque, ele conquistou o prêmio de melhor maquiagem com o monólogo “A Última Cena”, dirigido e encenado por Danyel Sueth, artista parceiro do Ponto de Cultura de Guaçuí.