Cidades

Cidades capixabas concorrem ao Prêmio Band Cidades Excelentes 2025

Entre os finalistas do Espírito Santo, estão municípios de diferentes portes e regiões do estado.

Foto: Divulgação

O Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 chega à etapa estadual e reúne diversos municípios capixabas entre os finalistas. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de novembro, às 10h, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). O evento é promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e pela Rede Tribuna, com apoio institucional da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A premiação tem como objetivo incentivar boas práticas na administração pública e reconhecer cidades que apresentam avanços consistentes em áreas essenciais, como educação, saúde, infraestrutura, sustentabilidade, governança e transparência. A avaliação dos municípios é feita com base no Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), plataforma que analisa 71 indicadores distribuídos em seis pilares.

Leia também: ES é destaque nacional no Prêmio Brasil Sem Fome

Entre os finalistas do Espírito Santo, estão municípios de diferentes portes e regiões do estado.

A lista completa inclui:

Afonso Cláudio; Alegre; Alfredo Chaves; Aracruz; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Bom Jesus do Norte; Cachoeiro de Itapemirim; Castelo; Colatina; Divino de São Lourenço; Domingos Martins; Ibiraçu; Iconha; Itaguaçu; Itapemirim; Itarana; Jerônimo Monteiro; João Neiva; Laranja da Terra; Linhares; Marataízes; Mucurici; Muniz Freire; Rio Novo do Sul; Santa Maria de Jetibá.

Os vencedores serão anunciados conforme categorias populacionais — até 30 mil habitantes, entre 30 e 100 mil, e acima de 100 mil — dentro de cada um dos seis pilares avaliados. O evento também revelará o grande vencedor do IGMA Geral, considerado a principal distinção da premiação.

Para a Amunes, o prêmio representa uma oportunidade de destacar gestões que utilizam os recursos públicos com responsabilidade, ampliam a qualidade de vida da população e servem de inspiração para outras administrações municipais.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.