Espírito Santo oferece mais de 300 vagas em cursos técnicos gratuitos
As formações serão oferecidas na modalidade concomitante, em parceria multicampi com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Na última sexta-feira (31), a Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) publicou o processo seletivo simplificado para ingresso em cursos técnicos de nível médio no primeiro semestre de 2026.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNesse sentido, as formações serão oferecidas na modalidade concomitante, em parceria multicampi com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Além disso, os cursos têm como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional e preparar jovens para o mercado de trabalho.
Leia também: Cachoeiro e outras cidades terão cursos técnicos gratuitos
Os cursos
Os cursos são voltados a estudantes que, em 2026, estarão cursando a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio Regular, ou as etapas equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As cargas horárias variam de 800 a 1.200 horas, com duração de até dois anos, em áreas estratégicas como Agropecuária, Informática para Internet, Mineração, Química, Meio Ambiente, Mecânica e Metalurgia.
Assim, no total, serão 341 vagas distribuídas em diversos campi do Ifes, fortalecendo a integração entre educação e desenvolvimento regional.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até 19 de dezembro, por meio do portal Acesso Cidadão e do site www.selecaoaluno.es.gov.br. Contudo, no momento da inscrição, o candidato deve verificar o turno e o horário das atividades para garantir compatibilidade com seus estudos regulares.
O processo
O processo seletivo será dividido em etapas de inscrição, classificação e matrícula. Em síntese, serão considerados critérios como: histórico em escolas públicas, inscrição no CadÚnico e residência em áreas contempladas pelo Programa Estado Presente. Assim, o resultado final está previsto para 6 de janeiro de 2026, no site da Sedu.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que o edital reforça o compromisso da pasta com a equidade e a inclusão.
“Metade das vagas será destinada à ampla concorrência, 45% a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, e 5% a pessoas com deficiência. Caso haja vagas não preenchidas, elas serão redistribuídas conforme a classificação geral”, afirmou.
Por outro lado, a gerente de Ensino Médio da Sedu, Endy Albuquerque, explicou que o período de matrícula para os aprovados será de 8 a 20 de janeiro de 2026, com a opção de realização presencial ou on-line, conforme as orientações de cada campus.
“Os estudantes deverão apresentar documentação pessoal, comprovantes e histórico escolar, além da declaração de atualização vacinal e outros documentos exigidos no edital”, destacou.
Com informações da Secretaria da Educação do Espírito Santo