Maior seminário capixaba sobre agricultura sustentável começa nesta quarta (12)
O encontro vai promover debates, palestras e painéis voltados à construção de políticas públicas e práticas sustentáveis no campo.

O Espírito Santo se prepara para abrir, nesta terça-feira (12), o Seminário Estadual de Agricultura Familiar e Produção Orgânica 2025 (SEAFPO), um dos principais eventos do país sobre agroecologia e sustentabilidade. A programação será híbrida: presencial no Centro de Evento Cultural e Esportivo Sofia Arnholz Berger, em Santa Maria de Jetibá, e online no dia seguinte, 13 de novembro.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiCom o tema “Agroecologia e Produção Orgânica como Caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas”, o encontro vai promover debates, palestras e painéis voltados à construção de políticas públicas e práticas sustentáveis no campo.
Leia também: Conceição do Castelo sediará Prointec com foco em agricultura e inovação
A abertura oficial acontece às 9h, seguida da conferência magna com o presidente do Instituto Brasil Orgânico, Rogério Dias, que abordará os desafios da agroecologia frente à fome, às desigualdades e às emergências climáticas. Durante o dia, o público também acompanhará mesas-redondas e painéis com nomes como Elaine de Azevedo (Ufes), Isabela de Deus Cordeiro (MPES), Vanderley Ziger (MDA) e Franciléia Paula de Castro (CONAQ).
Entre os temas em destaque estão as políticas públicas para pequenos produtores, a transição agroecológica, as sementes crioulas e o papel das comunidades tradicionais na produção orgânica. A programação inclui ainda uma feira de produtos orgânicos e a apresentação de boas práticas de agricultores familiares capixabas.
Na quarta-feira (13), os debates continuam em ambiente virtual, com grupos de trabalho que irão elaborar propostas sobre transição para agricultura orgânica, rastreabilidade de alimentos, agroecossistemas e mudanças climáticas.
De acordo com a organização, o SEAFPO reforça o papel do Espírito Santo como referência nacional em sustentabilidade e segurança alimentar, unindo ciência, campo e políticas públicas em prol de um futuro mais equilibrado.
Confira a programação!
12 de novembro (Presencial)
Centro de Evento Cultural e Esportivo Sofia Arnholz Berger — Rua Tante Florinda Arnholz, Santa Maria de Jetibá (ES)
- 8h – Recepção e Credenciamento
Recepção dos participantes, entrega de materiais e coffee break de boas- vindas.
Exposição e Feira de Produtos Orgânicos com produtos de agricultores locais.
- 9h – Abertura Oficial
Composição da mesa e saudação dos organizadores.
- 9h30 – Conferência Magna
“Agroecologia e Produção Orgânica como caminho para o enfrentamento à fome, às desigualdades sociais e às emergências climáticas”
Conferencista: Rogério Dias (Instituto Brasil Orgânico)
- 10h30 – Mesa Redonda 1: “A agroecologia e os objetivos do terceiro milênio”
Moderação: Luciano Fasolo (SEAG)
Participantes: Leomar Lírio (MPA) · Elaine de Azevedo (UFES)
- 13h – Mesa Redonda 2: “Políticas Públicas e desafios da agricultura orgânica para os pequenos produtores e a extensão rural”
Moderação: Gustavo Rovetta Pereira (INCAPER) e Sara Hoppe Schröder (CPOrg-ES)
Participantes: Vanderley Ziger (MDA) · Haloysio Siqueira (UFES/Alegre) · Pedro Paulo Collona (OCS Universo Orgânico)
- 14h – Painel Temático: Pacto Ecológico Capixaba (PEC) — transição do sistema alimentar convencional para o agroecológico como alternativa à concretização dos ODS 2 e 13
Painelista: Isabela de Deus Cordeiro (MPES)
- 15h – Mesa Redonda 3: “Saberes Tradicionais e Sementes Crioulas: Fortalecendo a Produção Orgânica na Busca pelos ODS”
Moderação: Franciléia Paula de Castro (CONAQ)
Participantes: João Eduardo Tombi Ávila (Imaflora) · Marcia Neves Guelber Sales (INCAPER)
- 16h – Painel Temático: Boas práticas a partir das experiências de agricultores familiares na produção orgânica
Relatos de experiência: Erenilda Luzia Chuina Ferreira Guio (Vero Sapore/CPOrg-ES) · Wellington Schmild (CAF Colatina)
- 17h30 – Painel Temático: Análise de conjuntura da geografia dos agrotóxicos no Espírito Santo: desafios para a agricultura orgânica Painelista: Paulo Cesar Aguiar Júnior
- 18h30 – Solenidade de Encerramento
Programação – 13 de novembro (Online)
O segundo dia do evento será dedicado aos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, com o objetivo de aprofundar discussões técnicas e propor encaminhamentos coletivos.
Eixos Temáticos:
- Transição para agricultura orgânica
- Movimentos sociais e políticas públicas
- Alimento seguro e rastreabilidade
- Produção orgânica e segurança alimentar
- Agroecossistemas e mudanças climáticas
Os GTs permitirão que diferentes setores; produtores, técnicos, instituições públicas e sociedade civil, contribuam para a construção de políticas e estratégias integradas para o fortalecimento da agroecologia no Espírito Santo.
Por que este evento importa
- Posiciona a agroecologia como eixo estratégico para desenvolvimento sustentável no estado;
- Amplia o alcance com formato híbrido, conectando territórios e experiências de todo o país;
- Reúne lideranças e especialistas reconhecidos nacionalmente, fortalecendo o debate público;
- Valoriza práticas e saberes locais, aproximando ciência, campo e políticas públicas.
Serviço
Seminário Estadual de Agricultura Familiar e Produção Orgânica 2025 (SEAFPO)
- Data: 12 e 13 de novembro de 2025
- Local: Centro de Evento Cultural e Esportivo Sofia Arnholz Berger Santa Maria de Jetibá (ES)
- Formato: 12/11 presencial + 13/11 online
- Tema: “Agroecologia e Produção Orgânica como Caminho para os ODS: Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas”
A organização do Seminário Estadual de Agricultura Familiar e Produção Orgânica 2025 é do Instituto Sustentabilidade Brasil, com realização do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FESCIAT) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O evento conta com a parceria do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), da SEEDS e do Governo do Estado do Espírito Santo.
Também recebem destaque os apoios do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, da Comissão da Produção Orgânica do Espírito Santo (CPOrg-ES) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Somam-se ainda à lista de instituições apoiadoras a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Governo do Estado, a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), o Sistema OCB/ES, o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o próprio Ministério Público do Espírito Santo (MPES).