Espírito Santo

Sesa promove encontro para ampliar prevenção e cuidado à população LGBTI+ no ES

Evento reuniu profissionais, gestores e sociedade civil para fortalecer ações de prevenção, diagnóstico e políticas inclusivas voltadas ao enfrentamento do HIV/Aids e ISTs.

Pessoas participam de um encontro sobre saúde e cidadania LGBTI+ em sala ampla, com bandeira do Fórum LGBT do Espírito Santo estendida no chão, apresentação em tela ao fundo e participantes sentados em roda.
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo realizou, nos dias 22 e 23 de novembro, o Encontro Saúde e Cidadania LGBTI+ 2025, que fortaleceu ações de prevenção e ampliou o acesso à informação sobre HIV, ISTs e hepatites virais. O evento, intitulado “Por mais informação para menos transmissão do vírus do HIV”, reuniu profissionais, gestores e representantes da sociedade civil para discutir avanços, desafios e estratégias de cuidado integral.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A coordenação estadual de IST/Aids da Sesa conduziu o encontro em parceria com instituições que atuam na defesa de direitos e no enfrentamento ao HIV. A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids do Espírito Santo participou ativamente e reforçou o diálogo entre governo e sociedade. O Conselho Estadual LGBT+ também contribuiu para ampliar o debate sobre prevenção, cidadania e inclusão. Além disso, a Gerência de Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos integrou as atividades e reforçou a importância de políticas baseadas em equidade.

Leia também: Formação Internacional de Homem-Banda está com inscrições abertas

A coordenadora de IST/Aids da Sesa, Julimar Soares França, destacou que o encontro reforça o compromisso do Estado com políticas inclusivas.
“Reunimos profissionais e sociedade civil para fortalecer nossa rede de cuidado. A informação qualificada é essencial para reduzir vulnerabilidades e ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento”, afirmou.

Durante os dois dias de programação, especialistas conduziram palestras e mesas-redondas sobre inclusão, cidadania e saúde integral. O técnico da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Júlio César de Moraes, apresentou a palestra “Atenção à Saúde de Pessoas Trans no Espírito Santo”, abordando hormonização, processo transexualizador e os desafios para garantir atendimento integral.

Dignidade Direitos Humanos

“Falar de saúde e cidadania LGBTI+ é falar de dignidade e direitos humanos. Espaços como esse valorizam a diversidade e enfrentam o estigma. Promover equidade significa assegurar que toda pessoa tenha acesso ao cuidado com respeito e acolhimento”, destacou Moraes.

Contudo, ele também ressaltou avanços recentes na rede estadual, como o aumento das consultas reguladas pelo Sistema Estadual de Regulação. Além disso, também foi falado da ampliação do atendimento a pessoas transexuais privadas de liberdade. Dessa forma, também a proposta de telemedicina para facilitar o acesso e garantir segurança no atendimento.

A médica referência da coordenação, Luísa Milleri Altoé, reforçou que o encontro marca um passo importante para a política de prevenção no Espírito Santo.

“O diálogo com a sociedade civil é essencial. Avançamos quando unimos prevenção, informação e acolhimento. O Estado segue comprometido em oferecer cuidado qualificado e fortalecer a equidade”, afirmou.

Dessa forma, o gerente de Políticas de Diversidade Sexual e presidente do Conselho Estadual LGBT+, Filipe Costa Vieira, ressaltou que a construção de políticas públicas inclusivas depende da participação social.

“Precisamos reconhecer a diversidade da população LGBTI+ e enfrentar desigualdades estruturais. Este encontro amplia nossa rede e reafirma o compromisso de garantir acesso, respeito e cuidado sem discriminação”, concluiu.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.