Sesa promove encontro para ampliar prevenção e cuidado à população LGBTI+ no ES
Evento reuniu profissionais, gestores e sociedade civil para fortalecer ações de prevenção, diagnóstico e políticas inclusivas voltadas ao enfrentamento do HIV/Aids e ISTs.

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo realizou, nos dias 22 e 23 de novembro, o Encontro Saúde e Cidadania LGBTI+ 2025, que fortaleceu ações de prevenção e ampliou o acesso à informação sobre HIV, ISTs e hepatites virais. O evento, intitulado “Por mais informação para menos transmissão do vírus do HIV”, reuniu profissionais, gestores e representantes da sociedade civil para discutir avanços, desafios e estratégias de cuidado integral.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA coordenação estadual de IST/Aids da Sesa conduziu o encontro em parceria com instituições que atuam na defesa de direitos e no enfrentamento ao HIV. A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids do Espírito Santo participou ativamente e reforçou o diálogo entre governo e sociedade. O Conselho Estadual LGBT+ também contribuiu para ampliar o debate sobre prevenção, cidadania e inclusão. Além disso, a Gerência de Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos integrou as atividades e reforçou a importância de políticas baseadas em equidade.
Leia também: Formação Internacional de Homem-Banda está com inscrições abertas
A coordenadora de IST/Aids da Sesa, Julimar Soares França, destacou que o encontro reforça o compromisso do Estado com políticas inclusivas.
“Reunimos profissionais e sociedade civil para fortalecer nossa rede de cuidado. A informação qualificada é essencial para reduzir vulnerabilidades e ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento”, afirmou.
Durante os dois dias de programação, especialistas conduziram palestras e mesas-redondas sobre inclusão, cidadania e saúde integral. O técnico da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Júlio César de Moraes, apresentou a palestra “Atenção à Saúde de Pessoas Trans no Espírito Santo”, abordando hormonização, processo transexualizador e os desafios para garantir atendimento integral.
Dignidade Direitos Humanos
“Falar de saúde e cidadania LGBTI+ é falar de dignidade e direitos humanos. Espaços como esse valorizam a diversidade e enfrentam o estigma. Promover equidade significa assegurar que toda pessoa tenha acesso ao cuidado com respeito e acolhimento”, destacou Moraes.
Contudo, ele também ressaltou avanços recentes na rede estadual, como o aumento das consultas reguladas pelo Sistema Estadual de Regulação. Além disso, também foi falado da ampliação do atendimento a pessoas transexuais privadas de liberdade. Dessa forma, também a proposta de telemedicina para facilitar o acesso e garantir segurança no atendimento.
A médica referência da coordenação, Luísa Milleri Altoé, reforçou que o encontro marca um passo importante para a política de prevenção no Espírito Santo.
“O diálogo com a sociedade civil é essencial. Avançamos quando unimos prevenção, informação e acolhimento. O Estado segue comprometido em oferecer cuidado qualificado e fortalecer a equidade”, afirmou.
Dessa forma, o gerente de Políticas de Diversidade Sexual e presidente do Conselho Estadual LGBT+, Filipe Costa Vieira, ressaltou que a construção de políticas públicas inclusivas depende da participação social.
“Precisamos reconhecer a diversidade da população LGBTI+ e enfrentar desigualdades estruturais. Este encontro amplia nossa rede e reafirma o compromisso de garantir acesso, respeito e cuidado sem discriminação”, concluiu.