Confiança do comércio capixaba avança e estimula contratações
A pesquisa completa está disponível no site oficial do Portal do Comércio ES.

Empresários do comércio do Espírito Santo demonstram maior disposição para contratar funcionários e ampliar investimentos no fim de 2025. Isso porque, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio no estado avançou 4,5% em novembro, na comparação com outubro.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDesse modo, o índice atingiu 108,6 pontos, acima da zona de satisfação, fixada em 100 pontos. Nesse sentido, o resultado indica um ambiente mais favorável aos negócios, impulsionado pelo período sazonal e por expectativas positivas para os próximos meses.
Leia também: Comércio e serviços impulsionam empregos formais no ES
O levantamento
O levantamento integra as análises do Connect da Fecomércio-ES, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Dessa forma, o desempenho capixaba superou a média nacional, que ficou em 104,3 pontos, e também os demais estados do Sudeste. Minas Gerais registrou 99,2 pontos, São Paulo alcançou 101,7 pontos e o Rio de Janeiro marcou 98,8 pontos.
A alta do índice reflete, sobretudo, o fortalecimento das expectativas para o fim do ano. Datas como Black Friday, Natal e festas de encerramento de ano ampliam a circulação de renda e incentivam promoções.
Assim, esse contexto, conforme a análise do Observatório, estimula decisões relacionadas à reposição de estoques, reforço das equipes e planejamento de novos investimentos.
Icec
Entre os subíndices do Icec, o de Condições Atuais avançou 4,4% em novembro. A percepção sobre a economia liderou o movimento, com crescimento de 9,3% no mês. A avaliação do setor também evoluiu, com alta de 5,8%, enquanto a percepção sobre a própria empresa permaneceu estável, com leve crescimento de 0,5%.
Expectativas Futuras
Já o subíndice de Expectativas Futuras apresentou avanço mais expressivo, com alta de 5,9% e alcance de 127,4 pontos. O indicador aponta aumento do otimismo em relação ao desempenho da economia nos próximos meses, impulsionado pelo aquecimento típico do varejo no encerramento do ano.
Intenção de investimento
A intenção de investir também cresceu em novembro. O índice avançou 3,1% e chegou a 114,9 pontos. O destaque ficou para a intenção de contratar funcionários, que subiu 5,3%, sinalizando reforço das equipes para atender à demanda. Assim, a disposição para investir na própria empresa aumentou 3,7%, indicando estratégias voltadas à expansão e ao fortalecimento das operações.
Na análise por tipo de produto, todos os segmentos registraram crescimento. Os bens duráveis lideraram o avanço, com alta de 7,1%, seguidos pelos bens semiduráveis, com 3,8%, e pelos bens não duráveis, com 1,9%. Todos permanecem acima da zona de satisfação, o que indica um mercado resiliente e uma retomada gradual do consumo de itens de maior valor agregado.
A pesquisa completa está disponível no site oficial do Portal do Comércio ES.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726