Economia do ES deve crescer 1,9% em 2026
Caso as projeções se consolidem, 2026 será o quarto ano consecutivo de alta do PIB do ES.

A economia capixaba deve fechar mais um ano em alta. Segundo os dados do Indicador de Atividade Econômica (IAE-FINDES) do OBSERVATÓRIO FINDES, projeta-se um crescimento de 3,9% para 2025. Já em 2026, a atividade econômica do Estado deve crescer 1,9%. Caso as projeções se consolidem, 2026 será o quarto ano consecutivo de alta do PIB do ES.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiOs números, para ambos os anos, ainda mostram que o Estado deve ter um desempenho acima da média nacional, 2,3% e 1,8%, respectivamente, segundo o Boletim Focus do Banco Central. As projeções e análises sobre a economia capixaba foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada pelo OBSERVATÓRIO FINDES nesta quinta-feira (18), na sede da Federação.
Leia também: Espírito Santo em Ação reúne mais de 100 lideranças para debater economia
O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Paulo Baraona, comenta que o ano de 2025 foi de intensos desafios para o setor produtivo nacional e local. “Começamos este ano já com um cenário de elevadas taxas de juros, que se mantiveram. Ao longo de 2025, nos deparamos ainda com a taxação dos EUA sobre as exportações brasileiras para o país norte-americano, situação que afetou diretamente o Espírito Santo. Lembrando que quase um terço das exportações capixabas são destinadas aos Estados Unidos”, recorda.
Por outro lado, de acordo com Baraona, 2025 foi um ano de buscar oportunidades em novos mercados. No início de dezembro, a Federação assinou com a Decom Mission um Memorando de Entendimento (MoU) para fortalecer a cooperação e ampliar oportunidades entre empresas capixabas e europeias no segmento de descomissionamento (desativação e encerramento) de plataformas de petróleo e gás.
“Nosso objetivo para 2026 é aprofundar essas conexões e ampliar as possibilidades de colaboração. Esperamos receber a Decom Mission no Espírito Santo no início do próximo ano para dar continuidade a esse movimento. Também estamos estruturando oportunidades de negócios estratégicos, com enorme potencial para a economia do Espírito Santo. Queremos promover um projeto de descomissionamento que fortaleça cadeias essenciais para o nosso Estado como a de logística, metalmecânica, economia circular e ambiental”, destaca.
As informações são da Findes. Confira os dados completos no site da instituição.