Eventos climáticos extremos: Conceição do Castelo tem emergência reconhecida
Com o reconhecimento federal, as prefeituras dessas localidades passam a ter acesso facilitado a recursos para ações de defesa civil

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu situação de emergência em 21 municípios atingidos por desastres naturais em onze estados do país, incluindo Conceição do Castelo, no Espírito Santo, após fortes chuvas que atingiram a região. Com o reconhecimento federal, as prefeituras dessas localidades passam a ter acesso facilitado a recursos para ações de defesa civil, como distribuição de cestas básicas, água mineral, kits de limpeza, higiene pessoal, dormitório e refeições para equipes de trabalho e voluntários.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAs solicitações de apoio financeiro devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Levantamento do MIDR mostra que o estado de São Paulo concentra 17 reconhecimentos vigentes, relacionados a vendavais, chuvas intensas, queda de granizo, incêndios em aglomerados residenciais e deslizamentos. Outros estados também registraram ocorrências significativas: Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná tiveram cidades castigadas por tempestades ou granizo, enquanto municípios do Norte e Nordeste enfrentam estiagem ou seca prolongada.
Leia também: Emergência em Muniz Freire: Governo Federal reconhece situação calamitosa
Entre os destaques, foram atingidos pelas chuvas Caetité, Itarantim, Lauro de Freitas e Macaúbas, na Bahia; Conceição do Castelo, no Espírito Santo; Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul; além de Dolcinópolis, em São Paulo, e Luiz Alves, em Santa Catarina. Granizo provocou danos em Juranda e São Sebastião da Amoreira, no Paraná; Petrolândia, em Santa Catarina; e São Manuel, em São Paulo. Também houve registro de vendaval em Esperança do Sul (RS) e tornado em Xanxerê (SC). Já Carauari (AM), Juazeiro e Tremedal (BA) e Umbuzeiro (PB) enfrentam estiagem, enquanto São Paulo do Potengi (RN) teve emergência reconhecida devido à seca.
Parte dessas cidades também integra a lista de localidades autorizadas a liberar o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Moradores de Itarantim e Macaúbas (BA), Conceição do Castelo (ES), Barra do Ribeiro (RS), Luiz Alves e Petrolândia (SC), Juranda e São Sebastião da Amoreira (PR) e Dolcinópolis e São Manuel (SP) podem solicitar o benefício até o início de março de 2026. Para ter acesso ao saque, é necessário possuir saldo no FGTS e não ter retirado valores pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O limite é de R$ 6.220 por conta vinculada, e o pedido deve ser feito pelo aplicativo FGTS.
Com informações da Agência Brasil.