Fecomércio-ES e Fapes abrem seleção para até 30 startups
A iniciativa oferece capacitação especializada e uma missão internacional voltada à internacionalização de soluções inovadoras para o varejo.

A Fecomércio-ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriram as inscrições para selecionar até 30 startups que vão integrar o programa Brazilian Retail Techs in Argentina – BretA 2026.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDessa forma, a iniciativa oferece capacitação especializada e uma missão internacional voltada à internacionalização de soluções inovadoras para o varejo. Assim, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 22 de dezembro, exclusivamente pela internet.
Projeto Brazilian Startups Worldwide
O programa faz parte do Projeto Brazilian Startups Worldwide e busca aproximar startups brasileiras do mercado argentino nos setores de comércio, serviços e turismo.
Assim, para isso, a Fecomércio-ES e o Connect Fecomércio-ES atuam em parceria com a Fapes, a Bcome.global, o Sebrae e o Programa Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores.
Leia também:
Trinta projetos selecionados
O BretA 2026 vai selecionar até 30 retail techs, startups que desenvolvem soluções tecnológicas voltadas à melhoria da experiência do consumidor no varejo. Todas participarão de uma trilha intensiva de capacitação.
Ao final dessa etapa, a organização escolherá 15 empresas para integrar uma missão presencial na Argentina, prevista para maio de 2026. Porém, no caso das startups capixabas, a Fapes oferecerá auxílio financeiro de até R$ 60 mil para apoiar os custos da participação.
Coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza explicou que o programa prepara as startups para atuar em ambientes internacionais mais competitivos.
“A proposta é capacitar as empresas para negociar, apresentar soluções e testar operações fora do Brasil, utilizando a Argentina como porta de entrada para outros mercados da América Latina”, explica.
Spalenza destacou ainda que o país vizinho reúne redes de varejo omnichannel consolidadas e hubs tecnológicos que valorizam a inovação aplicada.
Programação
A missão internacional prevê uma imersão entre os dias 10 e 16 de maio de 2026. Durante esse período, as startups participarão de visitas técnicas, reuniões com hubs de inovação, encontros B2B com potenciais compradores e do Retail Day 2026, considerado o principal evento B2B do varejo argentino.
A programação inclui ainda benchmarking, networking intensivo e acesso a ambientes públicos e privados de tecnologia.
As inscrições podem ser feitas por retail techs de todo o Brasil que possuam CNPJ ativo, soluções próprias voltadas ao varejo, potencial de atuação na Argentina e situação regular da empresa.
Desse modo, o processo seletivo inclui inscrição, pré-seleção, trilha de capacitação, banca avaliadora e missão internacional, além de acompanhamento posterior até novembro de 2026.
Com informações da assessoria de imprensa