IPVA 2026: pagamento começa em abril com opção de seis parcelas

O Governo do Espírito Santo iniciará em abril o pagamento do IPVA 2026, que poderá ser quitado à vista, com 15% de desconto, ou parcelado em seis cotas. Assim, as datas de vencimento da cota única e da primeira parcela variam entre 1º e 8 de abril, conforme o final da placa de cada veículo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO calendário divulgado pelo Estado estabelece que quem optar pelo parcelamento pagará as demais cotas de maio a setembro de 2026. Dessa forma, as regras constam no Decreto nº 6226-R/2025.
Leia também: Procon: mutirão de negociação da EDP oferece parcelamentos e descontos
A Secretaria da Fazenda reforça que o Espírito Santo aplica uma das menores alíquotas do país. Isso porque, a cobrança é de 1% para motos, ônibus e caminhões, e de 2% para carros de passeio e utilitários. Além disso, veículos fabricados até 2010 ficarão isentos do imposto em 2026 por ultrapassarem 15 anos de produção.
Os boletos
Os contribuintes acessarão os boletos exclusivamente pela internet a partir de janeiro. Isso porque, a Sefaz deixará de enviar documentos pelos Correios.
Assim, a emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) será feita nos sites da Sefaz ou do Detran|ES. A pasta orienta que o proprietário arquive eletronicamente o comprovante pago.
Os bancos autorizados aceitam o pagamento por leitura de código de barras, digitação manual ou uso de equipamentos de autoatendimento. Além disso, o contribuinte também pode quitar o imposto via Pix, seguindo a orientação disponível no próprio DUA.
Com informações do Governo do Espírito Santo