Cidades

Mais chuvas? Inmet emite novo alerta para municípios do Espírito Santo

O volume de chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia.

alerta chuvas Espírito Santo
Foto: reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um novo alerta de chuvas intensas para municípios do Espírito Santo. O aviso entrou em vigor nesta quinta-feira (18), às 9h, e segue válido até sexta-feira (19), às 10h. O Inmet classifica o grau de severidade como perigo potencial.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia. Além disso, o alerta prevê ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 quilômetros por hora em áreas atingidas.

Leia também: Previsão do tempo no Espírito Santo indica chuva e trovoadas nesta quinta (18)

Embora o risco seja considerado baixo, o instituto aponta possibilidade de transtornos pontuais. Entre eles estão cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em vias urbanas e ocorrências de descargas elétricas. Desse modo, o Inmet orienta a população a manter atenção redobrada durante o período do aviso.

Além disso, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores em caso de ventos fortes. A medida reduz o risco de acidentes provocados por quedas de galhos e descargas elétricas. Motoristas também não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Outra orientação importante é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as instabilidades. Isso porque, a prática ajuda a prevenir danos causados por oscilações na rede elétrica, sobretudo em momentos de chuva intensa.

Além disso, em situações de emergência, os moradores devem buscar informações e apoio junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. As equipes permanecem de prontidão para atender ocorrências relacionadas às condições climáticas no estado.

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.