Municípios capixabas serão premiados por excelência em transparência e governança
Evento online premiará os municípios mais transparentes do Espírito Santo

O Espírito Santo em Ação, em parceria com a Transparência Capixaba, apresenta, nesta quarta-feira (10), o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2025. O evento reconhecerá, de forma online, os municípios que mais se destacaram nos índices de transparência e governança pública do Estado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLançado em 2023, o Selo recebe quatro categorias: Diamante, Ouro, Prata e Bronze. Para que um município se torne elegível, ele precisa alcançar a classificação “Ótima” no Índice de Transparência e Governança Pública 2025. Contudo, é necessário obter uma pontuação superior a 80 pontos. O resultado do índice foi divulgado em outubro deste ano, e as classificações estão disponíveis no site oficial da Transparência Internacional – Brasil.
Leia também: Governo do ES investe quase 1 bilhão em recuperação e pavimentação de rodovias
Anualmente, avaliamos o Selo com base no Índice de Transparência e Governança Pública, criado pela ONG Transparência Capixaba, com o apoio do Espírito Santo em Ação. A metodologia segue os princípios da Transparência Internacional – Brasil.
Concedemos o Selo com base em três critérios: a pontuação obtida no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025; a assinatura do Termo de Compromisso com a Transparência e Governança Pública pelo município; e a avaliação do cumprimento das recomendações do Guia de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, elaborado pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Instituto Governo Aberto.
Dessa forma, segundo André Brito, diretor de Gestão Pública do Espírito Santo em Ação.
“Este é mais um passo importante para valorizar os municípios capixabas que se destacam pela transparência e qualidade na gestão pública. O Selo tem como propósito incentivar a melhoria contínua dos serviços públicos e reforçar a cultura da transparência no Estado.”