Cidades

Notaer transporta coração e fígado para transplantes no Espírito Santo

Operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (4) após solicitação da Central Estadual de Transplantes.

Equipe médica e militar caminha em direção a um helicóptero do NOTAER enquanto transporta uma caixa térmica azul usada no envio de órgãos para transplantes no Espírito Santo.
Foto: Notaer

O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) realizou uma operação essencial para os transplantes no Espírito Santo na manhã desta quinta-feira (4). A equipe transportou um coração e um fígado do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, para o Hospital Meridional, em Cariacica.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A ação começou após solicitação da Central Estadual de Transplantes da Sesa. Além disso, a aeronave foi mobilizada rapidamente para garantir que os órgãos chegassem dentro da janela adequada para os procedimentos. O voo assegurou deslocamento ágil entre os hospitais e ampliou o tempo de viabilidade das cirurgias.

Leia também: Municípios do ES ultrapassam um ano sem mortes violentas

O Notaer reforça que o transporte aéreo de órgãos é uma das missões mais sensíveis da aviação pública. A tarefa exige precisão, resposta imediata e forte coordenação entre todas as equipes envolvidas, já que o processo influencia diretamente a preservação de vidas.



Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.