Chuva intensa coloca Sul do Espírito Santo em alerta vermelho
O alerta vermelho começou às 10h desta quinta-feira (22) e segue até às 23h59 de sábado (24).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três avisos de acumulado de chuva para o Espírito Santo, com níveis amarelo, laranja e vermelho. Nesse sentido, o alerta de maior gravidade, classificado como vermelho, aponta grande perigo e exige atenção máxima, sobretudo na região Sul do estado, onde os riscos são mais elevados.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO alerta vermelho começou às 10h desta quinta-feira (22) e segue até às 23h59 de sábado (24). Assim, segundo o Inmet, a previsão indica chuva superior a 60 milímetros por hora ou volumes acima de 100 milímetros por dia. Nesse sentido, esse cenário aumenta significativamente o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente em áreas vulneráveis.
Leia também: Confira as cidades capixabas onde mais choveu nas últimas 24 horas
Orientações
Diante da gravidade do aviso, as autoridades orientam que a população permaneça em local abrigado e evite qualquer deslocamento durante o mau tempo. Além disso, o desligamento de aparelhos elétricos e do quadro geral de energia ajuda a reduzir riscos de acidentes. A observação constante de encostas também se torna essencial, já que alterações no solo podem indicar deslizamentos iminentes.
Alertas amarelo e laranja
Antes do alerta máximo, o Inmet também publicou avisos de menor intensidade. O alerta laranja, classificado como perigo, começou às 10h desta quinta-feira (22) e segue até a manhã de sábado (24). Nesse nível, a chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou atingir até 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos.
Já o alerta amarelo, de perigo potencial, teve início às 9h30 desta quinta-feira (22) e vale até as 9h de sábado (24). Nesse caso, a previsão aponta volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com baixo risco de ocorrências mais graves, embora ainda exija cautela.
Recomendações
Em todos os níveis de alerta, a recomendação é evitar enfrentar o mau tempo, observar sinais de instabilidade em encostas e buscar informações atualizadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. No Sul do Espírito Santo, onde o alerta vermelho concentra maior preocupação, a orientação é reforçar os cuidados e seguir rigorosamente as instruções de segurança.