Oportunidades

Programa Bolsa Técnica oferece cursos gratuitos em cidades do Sul do ES

Inscrições seguem até 21 de janeiro e contemplam cursos técnicos gratuitos em diferentes áreas profissionais

programa Bolsa Técnica
Foto: Divulgação

O programa Bolsa Técnica está com vagas abertas para cursos de educação profissional técnica de nível médio. Ao todo, o edital oferece 320 vagas gratuitas, com inscrições disponíveis até o dia 21 de janeiro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As oportunidades atendem os municípios de Barra de São Francisco, Serra, Guaçuí, Colatina e Marataízes. A iniciativa busca ampliar o acesso à qualificação profissional em diferentes regiões do Espírito Santo.

Leia também: Sedu inicia chamamento de suplentes da Chamada Escolar 2026

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, afirmou que o programa fortalece a formação técnica da população. Segundo ele, a educação profissional amplia oportunidades e prepara os capixabas para o mercado de trabalho.

Bruno Lamas destacou que o Bolsa Técnica reafirma o compromisso do Governo do Estado com a qualificação gratuita. Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.

As vagas contemplam cursos técnicos de Enfermagem, Desenvolvimento de Sistemas, Prótese Dentária e Veterinária. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, por meio do site selecaoaluno.es.gov.br, na opção “Nossa Bolsa Secti”.

No portal, os candidatos podem acessar o edital e conferir todas as orientações. Portanto, o processo seletivo ocorre em etapa única e considera a análise do histórico escolar do ensino médio.

O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de janeiro. Assim, a publicação estará disponível nos sites da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional e do sistema de seleção.

O Programa Bolsa Técnica integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES. Contudo, a iniciativa do Governo do Estado busca ampliar o acesso à formação profissional gratuita e facilitar a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.