Santa Casa realiza primeira captação de órgãos do ano em Cachoeiro
A captação ocorre somente após a confirmação de morte encefálica.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, na manhã deste sábado (10), a primeira captação de órgãos do ano. O procedimento ocorreu após autorização familiar.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO paciente deu entrada na unidade depois de sofrer um acidente de trânsito. Apesar de receber atendimento médico, ele não resistiu à gravidade do quadro clínico.
Mesmo diante da perda, a família optou pela doação. Com isso, a equipe captou fígado, rins e córneas, que devem beneficiar cinco pessoas que aguardam por transplante.
Leia também: “Doação de Órgãos. Você diz sim, o Brasil inteiro agradece” – entenda
A enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, informou que os órgãos serão destinados a pacientes do Espírito Santo.
Ela destacou que a doação depende do diálogo prévio com a família. Segundo a coordenadora, manifestar em vida o desejo de ser doador facilita a decisão em momentos difíceis.
A captação ocorre somente após a confirmação de morte encefálica. Uma equipe especializada realiza o diagnóstico com critérios rigorosos, por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.