Cidades

Bloco do Piru celebra cinco décadas de tradição no Sul do ES

O projeto, que nasceu em 1984 por iniciativa de um grupo de amigos de Castelo, transformou-se em uma das maiores referências do carnaval de rua no Espírito Santo.

Bloco do Piru
Foto: Divulgação

O Bloco do Piru consolida sua importância na cultura popular capixaba ao celebrar cinco décadas de fundação. O projeto, que nasceu em 1984 por iniciativa de um grupo de amigos de Castelo, transformou-se em uma das maiores referências do carnaval de rua no Espírito Santo. Assim, para imortalizar essa trajetória, o grupo lançou recentemente a obra literária “Bloco do Piru – 5 Décadas de História”.

O livro contou com a organização e autoria da jornalista Letícia Gava, do comerciante e historiador André Casagrande e do engenheiro e atual presidente do bloco, Douglas Passamani. Nesse sentido, viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o registro recupera momentos marcantes, personagens e a evolução da bateria, que hoje conta com cerca de 50 componentes. Atualmente, a obra reafirma o papel do bloco como guardião da memória carnavalesca sul-capixaba.

Leia também: Bloco da Saúde leva informação às ruas de Anchieta

Carnaval solidário e regionalismo

Além da música, a agremiação destaca-se pelo seu impacto social no município de Castelo. Isso porque, através do “Carnaval Solidário”, o Bloco do Piru destina parte dos recursos arrecadados para entidades assistenciais locais. Dessa forma, essa iniciativa reforça o compromisso da Associação Recreativa e Cultural Bloco do Piru com o bem-estar da comunidade castelense.

Neste ano, a programação de folia demonstra a capilaridade regional do grupo. O bloco já iniciou as festividades com apresentações marcantes no pré-carnaval de Iconha. Além disso, o Piru marcou presença em Piúma, onde dividiu o asfalto com o Bloco Limão Rosa e a tradicional Turma dos Mascarados. Essas incursões mostram que o ritmo do bloco atrai turistas e moradores por onde passa.

Programação para o Carnaval 2026

A agenda oficial para os próximos dias promete arrastar muitos foliões. Em Castelo, o grupo mantém a tradição de visitar o Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Vila Feliz, levando alegria aos idosos. Na sequência, o bloco comanda a famosa quinta-feira de pré-carnaval junto ao Bloco das Piranhas. No último ano, essa mobilização atraiu cerca de 30 mil pessoas para as ruas da cidade.

Após os eventos em solo castelense, o Bloco do Piru segue para o balneário de Iriri, em Anchieta. Na localidade, o grupo cumpre o cronograma do carnaval oficial, mantendo a essência de “brincar o carnaval” com gêneros musicais variados, como axé, samba e forró.

  • Castelo – 12/02 – 20:00h (saída em frente ao Bar do Amém)
  • Iriri – 14/02 – 11:00h – Areias da Praia Costa Azul
  • Iriri – 14/02 – 18:00h – Palco Principal – Praia Costa Azul
  • Iriri – 15/02 – 15:30h – Mileipe’s Bar – Praia Costa Azul
  • Iriri – 16/02 – 18:00h – Palco Principal – Praia Costa Azul
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.