Cachoeiro registra sensação térmica de 46ºC nesta segunda-feira (2)
Temperatura máxima chegou a 36 °C, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta laranja para tempestades no município.

Fevereiro começou com calor intenso em Cachoeiro de Itapemirim. Na tarde desta segunda-feira (2), os termômetros registraram sensação térmica de 46 °C.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO tempo abafado marca o início do mês, com sol forte e poucas nuvens durante a manhã e a tarde.
Leia também: Espírito Santo entra em alerta laranja para tempestades
O que fazer para aliviar o calor?
Hidrate-se constantemente
Beba água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. Água, água de coco e sucos naturais ajudam a repor líquidos e sais minerais.
Evite o sol nos horários mais quentes
Sempre que possível, evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Além disso, se precisar sair, use chapéu, boné e óculos escuros.
Prefira roupas leves
Use roupas claras, soltas e de tecidos leves, como algodão e linho. Elas facilitam a transpiração e ajudam a regular a temperatura corporal.
Alimente-se de forma leve
Opte por frutas, verduras e refeições leves. Isso porque alimentos gordurosos e pesados dificultam a digestão e aumentam a sensação de calor.
Mantenha os ambientes ventilados
Abra janelas, use ventiladores e, se possível, refresque o ambiente com panos úmidos ou bacias com água.
Evite atividades físicas intensas no calor
Pratique exercícios apenas no início da manhã ou à noite. Durante o dia, o esforço pode causar desidratação e mal-estar.
Cuide de crianças e idosos
Esses grupos sentem mais os efeitos do calor. Portanto, ofereça água com frequência e mantenha-os em locais frescos.
Atenção aos sinais do corpo
Tontura, dor de cabeça, fraqueza e náuseas podem indicar insolação ou desidratação. Assim, nesse caso, procure um local fresco e, se necessário, atendimento médico.
Alerta laranja
Entretanto, apesar do predomínio do calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades, indicando a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e descargas elétricas em pontos do município.
