Curso gratuito forma críticos de artes da cena no Espírito Santo
Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais e residentes no Espírito Santo.

O Laboratório de Crítica em Artes da Cena está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (20). A convocatória vai selecionar 25 pessoas interessadas em produzir textos críticos sobre espetáculos e obras das artes da cena. A participação é gratuita.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiPodem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais e residentes no Espírito Santo. O projeto prioriza grupos e corporeidades dissidentes, pessoas LGBTQIAPN+, identidades femininas (como mulheres trans, cis e travestis) além de pessoas não binárias, negras e indígenas de todo o estado.
Leia também: Cantor que cresceu ouvindo o Rei sonha cantar para ele em Cachoeiro
O curso terá formato híbrido e carga horária total de 48 horas. Primeiramente, os participantes assistirão a oito horas de aulas virtuais síncronas. As atividades on-line ocorrerão entre os dias 2 e 5 de março, das 18h às 20h, com duas horas diárias.
Em seguida, o laboratório realizará atividades presenciais. O Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, em Vitória, sediará 20 horas de aulas presenciais. Além disso, os participantes acompanharão duas apreciações artísticas com produção de crítica.
Nessas etapas, o grupo assistirá a obras no próprio Sônia Cabral. Ao final de cada apresentação, haverá bate-papo com os artistas. Posteriormente, cada participante elaborará um texto crítico a partir da experiência vivenciada.
O resultado da seleção será divulgado na terça-feira (24). As aulas começam no dia 2 de março e seguem até o dia 24, quando os participantes entregam suas críticas finais.
A produtora cultural e CEO da Maytê Hensso Criações Artísticas, Maytê Hensso, assina a produção do projeto. Ela também dirige a Descalços Cia de Artes, responsável pela realização do laboratório.
Palácio da Cultura
O Palácio da Cultura Sônia Cabral apoia institucionalmente a iniciativa. O espaço disponibilizou ingressos gratuitos para que os participantes assistam às obras. Além disso, o projeto conta com parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A Descalços Cia de Artes realiza o Laboratório de Crítica em Artes da Cena com recursos do Fundo de Cultura (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). O projeto integra a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, com apoio do Governo Federal.
Assim, o Laboratório de Crítica em Artes da Cena amplia o acesso à formação cultural no Espírito Santo e incentiva a produção de pensamento crítico sobre as artes da cena.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726