Eleitor do ES pode votar sem biometria em 2026? Veja regras e prazos
Justiça Eleitoral esclarece regras para eleitores capixabas e reforça prazos para regularização antes das Eleições 2026

Com a aproximação das Eleições 2026, cresce o número de dúvidas entre os eleitores do Espírito Santo sobre a exigência da biometria no dia da votação.
A Justiça Eleitoral esclarece que a falta de biometria não impede o eleitor capixaba de votar. Assim, quem estiver com o título regular poderá comparecer à seção eleitoral portando um documento oficial com foto e exercer o direito ao voto normalmente.
Leia também: Deslealdade ou estratégia: o que diz a foto de Arnaldinho ao lado de Pazolini?
No entanto, a biometria passa a ser obrigatória para qualquer operação eleitoral. Isso inclui emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados pessoais ou correção de informações cadastrais.
A eleitora ou o eleitor do Espírito Santo que precisar realizar esses serviços deve ter a biometria registrada para concluir o atendimento junto à Justiça Eleitoral.
Os eleitores podem iniciar o registro biométrico de forma on0line, pelo Autoatendimento Eleitoral nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Contudo, o procedimento precisa ser finalizado presencialmente em um cartório eleitoral.
Atenção aos prazos
Com o calendário das Eleições 2026 em andamento, a Justiça Eleitoral reforça a atenção aos prazos. Após o dia 6 de maio, diversos serviços serão suspensos, com o fechamento do cadastro eleitoral em 7 de maio, permanecendo indisponíveis até depois do pleito.
Entre os serviços suspensos está justamente o cadastramento biométrico. Por isso, eleitores do Espírito Santo que ainda não possuem biometria devem iniciar o atendimento on-line até o início de abril e concluir a etapa presencial até o dia 6 de maio.
A biometria reúne características físicas únicas de cada pessoa. Na Justiça Eleitoral, o processo envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia digital e assinatura eletrônica.
O objetivo é ampliar a segurança do processo eleitoral, evitando fraudes, duplicidade de registros e garantindo a correta identificação do eleitor no momento da votação.
Para realizar o cadastro biométrico, o eleitor deve iniciar o atendimento pelo Autoatendimento Eleitoral, agendar a ida ao cartório. Fique atento ao prazo para comparecer no prazo de até 30 dias com documento oficial com foto e comprovante de residência recente.
Quem preferir, pode agendar diretamente o atendimento presencial no cartório eleitoral do seu município no Espírito Santo, conforme disponibilidade do TRE-ES.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726