MEC divulga calendário do Pé-de-Meia 2026; veja datas
Programa paga incentivo a estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (19) o calendário do Pé-de-Meia 2026. A nova portaria estabelece as datas de pagamento e atualiza regras do programa federal.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Pé-de-Meia atende estudantes do ensino médio público inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, o governo deposita os valores em conta aberta pela Caixa Econômica Federal em nome do aluno.
Leia também: Quem recebe o bolsa família hoje? Veja calendário e valores
Entre 26 de fevereiro e 5 de março, o MEC pagará R$ 1 mil aos estudantes aprovados em cada ano do ensino médio em 2025. No entanto, o aluno só poderá sacar o valor se tiver concluído todo o ensino médio em 2025.
Além disso, o programa prevê parcela extra de R$ 200 para quem participou dos dois dias do Enem 2025 e cursou o terceiro ano no mesmo período. Esse valor também poderá ser retirado.
O programa mantém nove parcelas anuais para estudantes que comprovarem frequência mínima de 80%. Já os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão receber até quatro parcelas por semestre.
Calendário do Pé-de-Meia 2026
Os pagamentos seguem o envio das informações de frequência pelas escolas.
Confira as datas previstas:
- 23 a 30 de março: pagamento referente a janeiro e parcela de matrícula
- 27 de abril a 4 de maio: frequência de fevereiro
- 25 de maio a 1º de junho: frequência de março
- 29 de junho a 6 de julho: frequência de abril
- 24 a 31 de agosto: frequências de maio e junho e parcela de conclusão da EJA
- 21 a 28 de setembro: frequência de julho
- 19 a 26 de outubro: frequência de agosto
- 23 a 30 de novembro: frequência de setembro
- 21 a 28 de dezembro: frequência de outubro
Já em 2027, o calendário prevê:
- 25 de janeiro a 1º de fevereiro: frequência de novembro de 2026
- 22 de fevereiro a 1º de março: parcela anual de aprovação de 2026 e adicional do Enem
Entre março e junho de 2027, o MEC pagará parcelas residuais após correções de dados feitas pelas secretarias estaduais.
Mudanças nas regras
A nova portaria amplia para 15 as janelas de transmissão de dados pelas secretarias de educação. Dessa forma, o MEC adotou a medida para reforçar a segurança e permitir correções.
Para ingressar no programa em 2026, a família deve estar inscrita no CadÚnico até 7 de agosto de 2026. Assim, quem se cadastrar após essa data poderá participar apenas no ano seguinte.
O estudante que realizar matrícula com mais de dois meses de atraso perderá a parcela inicial. Contudo, ainda poderá receber as demais parcelas, desde que mantenha frequência regular.
Como funciona o Pé-de-Meia
O governo criou o Pé-de-Meia para estimular a permanência dos jovens na escola. Isso porque, o incentivo financeiro busca reduzir a evasão escolar e ampliar a conclusão do ensino médio.
O MEC executa o programa e a Caixa realiza os pagamentos. Assim, para ter direito ao benefício, o estudante deve cumprir os critérios de matrícula, frequência e inscrição no CadÚnico.
Por fim, com a publicação do calendário do Pé-de-Meia 2026, os alunos já podem se organizar para acompanhar os depósitos ao longo do ano letivo.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726