Projeto nacional do PL fragmenta a direita no ES; veja por que
No Espírito Santo, o PL trabalha com a perspectiva de lançar candidatura própria ao Palácio Anchieta, com o objetivo de garantir um palanque alinhado ao bolsonarismo

A eventual consolidação da candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República tende a produzir efeitos colaterais nos estados, principalmente no Espírito Santo. No campo da direita e da centro-direita capixaba, por exemplo, o movimento pode funcionar como um vetor de fragmentação, ao impor um projeto de identidade ideológica, nesse caso o bolsonarismo, em detrimento de arranjos orientados pela governabilidade local.
No Espírito Santo, o PL trabalha com a perspectiva de lançar candidatura própria ao Palácio Anchieta, com o objetivo de garantir um palanque alinhado ao bolsonarismo para a disputa presidencial. Nesse desenho, o nome que surge é o do senador Magno Malta. O senador é uma figura histórica da extrema direita, com posicionamento diretamente associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia também: Magno Malta é barrado ao tentar acesso a Bolsonaro na Papudinha
Esse movimento, no entanto, tende a produzir fissuras no campo conservador capixaba. A direita no Espírito Santo não é homogênea. Ela se organiza em camadas que vão do bolsonarismo ideológica ligada ao extremo a uma centro-direita mais pragmática, com maior apelo administrativo e menor engajamento em pautas identitárias nacionais, como é o caso do prefeito de Vitória e pré-candidato ao Palácio Anchieta, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Com bom trânsito entre setores conservadores e apoio de partidos como Republicanos, PSD e, provavelmente, PSDB, Pazolini vem sendo trabalhado como alternativa competitiva no campo da direita moderada e da centro-direita, o que é um problema para o PL.
Embora haja uma ala da sigla bolsonarista que defende o apoio ao chefe do Poder Executivo da capital, neste contexto atual, a ausência de alinhamento explícito ao bolsonarismo e a não prioridade absoluta ao projeto presidencial de Flávio Bolsonaro tornam um acordo “improvável”.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726