Cidades

Chuvas intensas: cidades capixabas recebem dois alertas de perigo

Avisos do INMET indicam chuvas intensas e ventos fortes entre os dias 2 e 4 de abril no Espírito Santo.

chuvas fortes
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o 33 cidades em alerta para chuvas intensas a partir desta quinta-feira (2).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Inicialmente, o aviso amarelo começou às 00h00 e segue até as 23h59 de sábado (4). Além disso, o órgão também emitiu alerta laranja, com início às 10h00 do mesmo dia, elevando o nível de atenção no estado.

Leia também: Festa da Penha muda trânsito neste domingo; veja interdições

O alerta amarelo indica grau de severidade classificado como perigo potencial. A previsão aponta chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia. Ao mesmo tempo, os ventos variam entre 40 e 60 km/h. Dessa forma, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Cidades em alerta amarelo

  1. Afonso Cláudio
  2. Alegre
  3. Alfredo Chaves
  4. Anchieta
  5. Apiacá
  6. Atílio Vivacqua
  7. Bom Jesus do Norte
  8. Brejetuba
  9. Cachoeiro de Itapemirim
  10. Castelo
  11. Conceição do Castelo
  12. Divino de São Lourenço
  13. Domingos Martins
  14. Dores do Rio Preto
  15. Guaçuí
  16. Guarapari
  17. Ibatiba
  18. Ibitirama
  19. Iconha
  20. Irupi
  21. Itapemirim
  22. Iúna
  23. Jerônimo Monteiro
  24. Marataízes
  25. Marechal Floriano
  26. Mimoso do Sul
  27. Muniz Freire
  28. Muqui
  29. Piúma
  30. Presidente Kennedy
  31. Rio Novo do Sul
  32. São José do Calçado
  33. Vargem Alta
  34. Venda Nova do Imigrante

Já o alerta laranja representa grau de severidade de perigo. Assim, a previsão indica volumes mais elevados, com chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia. Além disso, os ventos podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h. Dessa forma, aumentam as chances de ocorrências como queda de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Cidades em alerta laranja

  1. Divino de São Lourenço
  2. Dores do Rio Preto
  3. Guaçuí
  4. Ibitirama

Orientações

Diante das condições previstas, os órgãos reforçam orientações de segurança. Em caso de rajadas de vento, a recomendação indica não se abrigar debaixo de árvores. Além disso, motoristas devem evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Ao mesmo tempo, durante o alerta amarelo, a orientação inclui evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Já no alerta laranja, a recomendação reforça que, se possível, os moradores devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Onde buscar ajuda

A população pode buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Dessa maneira, os canais oficiais permanecem disponíveis durante todo o período de vigência dos alertas no Espírito Santo.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.