Acesso ao Parque Itabira receberá pavimentação, ciclovia e iluminação
O primeiro trecho contempla 1.435 metros de extensão a partir do trevo da BR-482

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), anunciou, nesta quarta-feira (20), um novo pacote de obras e investimentos para a cidade. O evento foi realizado no Centro de Manutenção Urbana (CMU) e reuniu secretários e lideranças locais para a apresentação dos detalhes das intervenções previstas em diferentes regiões do município.
Entre as principais ações anunciadas está o projeto de pavimentação e iluminação do acesso ao Parque Itabira. Ferraço autorizou o secretário municipal de Manutenção Urbana, Ary Moreira, a iniciar as obras de asfaltamento, implantação de ciclovias, calçadas e iluminação pública em quatro trechos estratégicos da região.
O primeiro trecho contempla 1.435 metros de extensão a partir do trevo da BR-482, incluindo ciclovia, calçada e iluminação pública. O segundo abrange 860 metros na área de onde será o Parque dos Dinossauros. Já o terceiro prevê 735 metros de melhorias até a Fábrica de Doces Itabira. O quarto trecho terá 1.245 metros na parte de trás da Pedra do Itabira, podendo receber asfaltamento ou pavimentação com blocos do tipo PAVS.
Parque dos Dinossauros
Durante o anúncio, o prefeito informou ainda que será criada uma comissão especial, em conjunto com proprietários de terrenos da região, para discutir a aquisição das áreas necessárias ou possíveis desapropriações voltadas à implantação do Parque dos Dinossauros.
De acordo com Ferraço, as máquinas já devem iniciar os serviços de limpeza do local a partir da próxima segunda-feira.
Arborização de rodovia
Outro destaque do pacote de investimentos é o projeto de arborização da rodovia de acesso ao Parque dos Dinossauros. Segundo o chefe do Poder Executivo municipal, serão plantadas cerca de 2 mil árvores nativas e frutíferas ao longo dos 4.275 metros da via, com mudas distribuídas dos dois lados da estrada em intervalos de cinco metros.
A administração municipal também informou que mantém tratativas com a concessionária BRK Ambiental para garantir a instalação de rede de água em toda a área do parque.
Sede da Polícia Ambiental
O pacote inclui ainda a criação de uma Comissão Especial de Educação Ambiental e Ecológica, presidida pela Secretaria Municipal de Educação, para auxiliar no projeto de construção da futura sede da Polícia Ambiental e de uma sala de visitação. A iniciativa contará com apoio do Governo do Estado.
Segundo o prefeito, a obra será executada em regime de administração direta e terá acompanhamento permanente da Câmara Municipal e do Ministério Público. O governador Ricardo Ferraço também foi citado como parceiro da iniciativa, especialmente no apoio às obras de infraestrutura.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726