Cidades

Café no Espírito Santo acende alerta para os impactos do El Niño 2026/2027

Ivaniel Fôro Maia, Meteorologista e Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O El Niño (2026/2027) impõe ao agronegócio capixaba um cenário de temperaturas acima da média e precipitações irregulares. Exigindo atenção redobrada com o manejo hídrico e ameaça encarecer os custos de produção no campo e na cidade. O tema será abordado no PROINTEC Agricultura in Foco | Edição Expo Caparaó – Simpósio Café com Leite, que acontece entre os dias 2, 3 e 4 de julho, no Centro de Eventos de Guaçuí. Garanta sua inscrição clicando aqui.

Leia também: Cafeicultura sustentável: entenda como aumentar seus lucros e cuidar do meio ambiente

Entre os palestrantes está Ivaniel Fôro Maia, Meteorologista e Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com atuação nas áreas de Meteorologia Agrícola, Climatologia, Hidrologia, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Interações Clima-Ambiente.  A palestra está marcada para o dia 4 de julho às 10h40.

“O cenário de maior preocupação para o Espírito Santo durante o El Niño 2026/2027 é a combinação de chuvas mais irregulares, temperaturas acima da média e ocorrência de períodos de estiagem regionalizados, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado”, explica o palestrante.

Regiões do Estado que podem sentir os efeitos do El Niño

Ivaniel destaca que “Com base no comportamento observado em eventos anteriores de El Niño e nas projeções climáticas atualmente disponíveis, as regiões Norte, Noroeste e parte do Nordeste do Espírito Santo tendem a ser as mais vulneráveis aos impactos do fenômeno”, destacou.

“Municípios localizados nas bacias dos rios Itaúnas, São Mateus e Cricaré podem enfrentar períodos mais prolongados de estiagem, com reflexos sobre a disponibilidade hídrica para abastecimento humano, irrigação e atividades agropecuárias. O setor cafeeiro, especialmente o café conilon, poderá demandar maior atenção devido ao aumento da necessidade de irrigação e ao risco de estresse hídrico”, concluiu.

Períodos em que os efeitos do El Niño serão perceptíveis no Estado

Ivaniel explica que as projeções mais recentes do Climate Prediction Center (NOAA), o El Niño deverá atingir seu período de maior intensidade entre a primavera de 2026 e o verão de 2027, aproximadamente entre setembro de 2026 e janeiro de 2027.

“Caso as projeções atuais se confirmem, os efeitos do El Niño deverão se tornar mais perceptíveis no Espírito Santo a partir do segundo semestre de 2026, especialmente entre os meses de agosto e novembro, quando a probabilidade de estabelecimento e fortalecimento do fenômeno aumenta significativamente”, explicou.

O PROINTEC Agricultura in Foco | Edição Expo Caparaó – Simpósio Café com Leite tem sido desenvolvido em parceria com o Incaper, a Secretaria Municipal de Agricultura, Governo do Estado do Espírito Santo, FAPES, SENAR, Sindicato Rural de Guaçuí, SEBRAE, Instituto de Inovação e Empreendedorismo do Espírito Santo, aquinoticias.com, MCI, INOVAPOP.

Confira a programação completa:

Dia 2 – Quinta-feira

8h – Credenciamento e recepção dos participantes

  • 9h – Avaliação do desempenho de clones de Coffea canephora em regiões montanhosas

Palestrante: João Felipe de Brites Senra (Incaper)

Descrição: Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas e Mestre em Produção Vegetal pela UFES. Atua como Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural e pesquisador pelo Incaper na Fazenda Experimental Bananal do Norte (Cachoeiro de Itapemirim), com foco na variabilidade genética do conilon e mitigação de mudanças climáticas.

  • 9h40 – Tecnologias para implantação e manejo de lavouras de café conilon

Palestrante: Wescley Henrique Marion (Incaper)

Descrição: Técnico em Agropecuária, Zootecnia e Tecnólogo em Gestão de Agronegócio. É Técnico em Desenvolvimento Rural no Incaper e atua com cafeicultura (arábica e conilon), pecuária, fruticultura e extensão rural.

  • 10h30 – Mesa Redonda: Diálogo com produtores

Participantes: Sebastião Borges e Edimar Carvalho.

  • 11h30 – Intervalo para almoço
  • 13h – Abertura oficial
  • 13h30 – Um histórico dos trabalhos realizados pela SEMAG

Palestrante: Julinho Tererê (Julio Maria Heitor)

  • 14h20 – As Transformações e Financiamento ao Agronegócio Brasileiro

Palestrante: Octaciano Neto

Descrição: Produtor rural, especialista em inteligência de mercado e sócio da ZERA. Atua na estruturação de soluções de capital para o agronegócio brasileiro.

  • 15h10 – Mercado e perspectivas de Café

Palestrante: Thiago Luiz Orletti

Descrição: Empresário e investidor com mais de 20 anos de experiência nos setores de agronegócio, café, logística e irrigação. Presidente da ASSIPES, Secretário da Associação de Cafés Especiais do ES e juiz da Semana Internacional do Café.

  • 16h – Vencendo a declividade: tecnologia e mecanização na cafeicultura de montanha

Palestrante: Michel de Assis e Silva

Descrição: Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal. Especialista em assistência técnica, manejo, conservação de solo e mecanização, coordena soluções para eficiência produtiva e sustentabilidade na Gaia Tech Consultoria.

  • 17h – Encerramento e sorteio de brindes.

Dia 3– Sexta-feira

  • 13h – Credenciamento
  • 13h30 – Cafeicultura sustentável

Palestrante: Matheus Fonseca de Souza

Descrição: Engenheiro Agrônomo, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e doutor em Produção Vegetal pela UFES. Atua como Agente de Extensão no Incaper, coordenador do CRDR Caparaó e produtor rural.

  • 14h20 – Importância da irrigação na melhoria da qualidade do Café

Palestrante: Fabiano Tristão Alexandre

Descrição: Engenheiro Agrônomo e Doutor em Genética e Melhoramento pela UFES. Atua no Incaper com pesquisa e assistência técnica na cafeicultura, com foco em produtividade e qualidade de bebida.

  • 15h – Tecnologia de secagem de café a gás

Palestrante: Maxwel Assis de Souza

Descrição: Engenheiro Agrícola com especialização em Gestão e Manejo Ambiental. É Agente de Extensão no Incaper e coordenador do Projeto Cafeicultura Sustentável das Regiões Sul e Caparaó.

  • 15h40 – Mesa Redonda: Qualidade, sustentabilidade e secagem a gás

Participantes: Udson Furtado Ferreira, Leandro Dessi e Maxwel Assis de Souza.

  • 16h30 – Encerramento e sorteio de brindes.

Dia 4 – Sábado

  • 8h – Credenciamento
  • 8h30 – Manejo reprodutivo e melhoramento na pecuária de leite

Palestrante: Michele Ricieri Bastos

Descrição: Médica Veterinária (UFES), com mestrado e doutorado em Reprodução Animal/Bovinos (UNESP/Botucatu). É extensionista do Incaper e gerente de pecuária na SEAG.

  • 9h20 – Sucessão familiar: um caso de sucesso na pecuária leiteira

Palestrante: Iyan da Silva Spoladore

Descrição: Técnico agrícola e em agronegócio, atua como produtor de leite e técnico responsável pela captação de leite na cooperativa Selita.

  • 10h – Bem-estar e tecnologia na pecuária leiteira do Caparaó

Palestrante: Professora Madella

Descrição: Aparecida de Fátima Madella de Oliveira é bióloga, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência Animal. Professora titular do IFES, coordena projetos de pesquisa em bem-estar animal, comportamento e melhoramento genético.

  • 10h40 – El Niño 2026/2027: riscos para o agro capixaba

Palestrante: Ivaniel Fôro Maia

Descrição: Meteorologista e pesquisador do Incaper. Especialista em Gestão Ambiental e Emergências, dedica-se ao estudo da variabilidade climática, mudanças climáticas e recursos hídricos.

  • 12h – Encerramento e sorteio de brindes.

Serviço

PROINTEC Agricultura in Foco | Edição Expo Caparaó – Simpósio Café com Leite

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Publicitária com experiência em Marketing Político e Assessoria Parlamentar, atua na produção de matérias comerciais voltadas ao posicionamento de marca de empresas e serviços.