Cidades

VÍDEO | "Furacão?" Fenômeno climático assusta moradores de Cachoeiro

Fenômeno se formou no meio do asfalto, próximo a uma padaria, e chamou a atenção de quem passava pelo local nesta quarta-feira (22).

furacão em cachoeiro
Foto: Aqui Notícias

Moradores do bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim, foram surpreendidos por um redemoinho de poeira nesta quarta-feira (22).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Apesar do susto, não houve registro de feridos nem de prejuízos para moradores e comerciantes da região.

Leia também: Chuva rápida atinge parte do Espírito Santo nesta quarta

Mas o que é esse fenômeno?

O redemoinho de poeira se forma, geralmente, em dias quentes e secos. O calor aquece o asfalto e faz o ar próximo ao solo subir rapidamente.

Nesse movimento, o ar mais frio ocupa o espaço deixado pelo ar quente. Quando há uma pequena mudança na direção dos ventos, a corrente de ar começa a girar e levanta poeira, folhas e outros materiais leves.

O fenômeno costuma durar poucos minutos e atingir uma área pequena. Apesar de ser chamado popularmente de “mini furacão”, ele não é um furacão nem um tornado. Trata-se de um redemoinho localizado, provocado principalmente pelo forte aquecimento da superfície

Esta não é a primeira vez que um fenômeno semelhante chama a atenção em Cachoeiro de Itapemirim. Em fevereiro de 2020, moradores de Soturno, distrito do município, também registraram um redemoinho de poeira. Na ocasião, o fenômeno formou uma coluna visível e foi associado ao forte aquecimento do solo.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.