Cultura

Mostra de Cinema Indígena no ES abre inscrições para curtas de todo o Brasil

O evento reunirá produções audiovisuais de realizadores indígenas de diferentes regiões do país e propõe o cinema como espaço de valorização das narrativas, culturas e saberes dos povos originários.

Mostra de Cinema Indígena
Foto: Márcia Almeida

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Cinematoka – Mostra de Cinema Indígena e Vivência Étnico-Cultural do Espírito Santo, que será realizada entre os dias 13 e 15 de novembro, na Aldeia Tematika, em Santa Cruz, Aracruz. O evento reunirá produções audiovisuais de realizadores indígenas de diferentes regiões do país e propõe o cinema como espaço de valorização das narrativas, culturas e saberes dos povos originários.

Leia também: Memória e identidade do ES ganham destaque em jornada gratuita no Sul do estado

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 15 de agosto. Podem participar curtas-metragens de até 21 minutos, finalizados a partir de 2024, em qualquer gênero audiovisual, como ficção, documentário, animação, videoarte e experimental. As obras devem ter direção ou produção de profissionais indígenas que atuam no setor audiovisual.

Além da mostra competitiva, o Cinematoka contará com uma programação voltada à vivência étnico-cultural, incluindo oficinas, grafismo, artesanato, benzimento e outras atividades abertas ao público, promovendo o encontro entre diferentes comunidades e os conhecimentos dos povos indígenas.

Os filmes selecionados serão exibidos presencialmente na Aldeia Tematika e também integrarão uma mostra on-line, disponível por 30 dias na plataforma digital do festival. As produções concorrerão a premiações concedidas pelo júri técnico e pelo público.

Seleção

A seleção será feita por uma comissão formada por profissionais do setor audiovisual, que avaliará critérios como originalidade, qualidade artística, técnica e potencial de comunicação.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível na página oficial do Cinematoka no Instagram. No perfil também está disponível o regulamento completo. O Cinematoka é idealizado e coordenado pela jornalista, fotógrafa e cineasta Karol Felicio e pela escritora, roteirista e editora Daniela Barreto Andolphi.

O Cinematoka – Mostra de Cinema Indígena e Vivência Étnico-Cultural do Espírito Santo é uma realização da Tekoá Produções, com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult-ES).

Serviço

  • Inscrições: até 15 de agosto
  • Quem pode participar: realizadores indígenas com curtas-metragens de até 21 minutos, finalizados a partir de 2024
  • Evento: 13 a 15 de novembro de 2026
  • Local: Aldeia Tematika – Santa Cruz, Aracruz (ES)
  • Informações e regulamento: Instagram @cinematoka
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Assuntos:

CinemaMostra