Cidades

Iema multa Prefeitura de Vitória em R$ 42 milhões por danos ambientais na Praia da Guarderia

O caso ganhou repercussão após o surgimento e o reaparecimento de manchas escuras no mar.

praia guarderia vitoria iema
Foto: Divulgação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) aplicou multa de R$ 42.309.562,28 a Prefeitura Municipal de Vitória por infrações ambientais relacionadas ao lançamento irregular de efluentes na região da Praia da Guarderia, na Capital.

A autuação, realizada na tarde desta sexta-feira (4), é resultado da análise de ocorrências recorrentes de degradação da qualidade das águas costeiras registradas entre dezembro de 2025 e agosto de 2026, na região da Praia da Guarderia, Curva da Jurema e entorno da Ilha do Frade, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas.

Leia também: Previsão do tempo para hoje: você precisa saber disso antes de sair de casa

O caso ganhou repercussão após o surgimento e o reaparecimento de manchas escuras no mar, acompanhado de alterações na qualidade da água e relatos de mau cheiro.

Entre as irregularidades identificadas pelo Iema estão o direcionamento do rebaixamento do lençol freático, durante as obras da nova Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Praia do Canto, para a rede de drenagem pluvial, com alcance da região da Praia da Guarderia, sem a demonstração de avaliação prévia da qualidade do efluente.

A fiscalização também apontou o não atendimento, dentro do prazo, de solicitação do Iema relacionada a possíveis lançamentos de esgoto pela rede de drenagem pluvial e demora na adoção de medidas fiscalizatórias para identificar e interromper ligações irregulares. Segundo a análise do Instituto, a permanência das fontes de contaminação contribuiu para a alteração da qualidade das águas e atingiu uma área ambientalmente protegida.

A responsabilização administrativa considera tanto possíveis condutas diretas quanto omissões relacionadas à fiscalização, manutenção, operação e controle da infraestrutura pública envolvida. A análise do Iema levou em conta informações encaminhadas pelo Ministério Público do Espírito Santo, dados e conclusões do Tribunal de Contas do Estado e resultados do monitoramento realizado pelo grupo de trabalho interinstitucional criado para investigar os episódios na região.

A aplicação da multa não encerra o processo administrativo: o município de Vitória tem assegurados o direito à ampla defesa e ao contraditório e poderá apresentar defesa no prazo de 21 dias úteis após a comunicação da autuação.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726