Morre aos 93 anos Morena Espíndula, primeira mulher a governar Guarapari
Therezinha Maria Pretti Espíndula, conhecida como Morena Espíndula, foi eleita prefeita em 1992 e se tornou a primeira e única mulher a governar Guarapari.

A ex-prefeita de Guarapari Therezinha Maria Pretti Espíndula, conhecida como Morena Espíndula, morreu aos 93 anos. O falecimento ocorreu pouco antes da meia-noite desta segunda-feira (5) e foi confirmado por familiares por meio das redes sociais.
Morena entrou para a história política de Guarapari ao se tornar a primeira mulher eleita para comandar o município. Ela venceu as eleições de 1992 e permanece como a única mulher que já ocupou o cargo de prefeita da cidade.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp!Além da atuação política, Morena também teve participação no setor empresarial capixaba. Ela esteve à frente da empresa Quimetal e construiu uma trajetória ligada à vida pública e empresarial no Espírito Santo.
A ex-prefeita era viúva de Graciano Espíndula, que também comandou a Prefeitura de Guarapari. A família Espíndula teve presença marcante na história política do município.
Após a confirmação da morte, a Prefeitura de Guarapari divulgou uma nota de pesar. A administração municipal destacou o pioneirismo de Morena e lembrou sua dedicação à população durante a passagem pelo Executivo municipal.
Na manifestação, o município ressaltou ainda a importância da ex-prefeita para a história política e social de Guarapari, especialmente por ter aberto espaço para a presença feminina no comando da administração pública local.
Leia também: Deputados estaduais eleitos pelo Espírito Santo: veja quem vai para a Assembleia Legislativa em 2027
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726