Tem livro parado em casa? Cachoeiro promove troca gratuita de obras
Projeto Leitura em Movimento começa nesta quarta-feira (21) e segue até o dia 29 de outubro, na Biblioteca Municipal, com troca de livros entre os participantes.

Quem tem livros guardados em casa e deseja descobrir novas histórias poderá aproveitar uma iniciativa gratuita em Cachoeiro de Itapemirim. A Prefeitura promove, a partir desta quarta-feira (21), uma edição especial do projeto Leitura em Movimento, que permite aos participantes trocar obras literárias na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva.
A programação segue até 29 de outubro e celebra o Dia Nacional do Livro. A proposta busca incentivar o hábito da leitura, estimular a circulação de obras e aproximar a população dos espaços culturais do município.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp!Para participar, basta levar à biblioteca um livro que já tenha lido e queira compartilhar. No local, o visitante poderá escolher outro título disponível e levá-lo para casa.
Como participar da troca de livros em Cachoeiro?
A iniciativa funciona de maneira simples: os interessados levam uma obra literária e escolhem outro livro entre os exemplares disponíveis para troca.
Dessa forma, os participantes podem renovar suas leituras sem precisar comprar novos títulos, além de compartilhar histórias com outros leitores.
A ação também incentiva a circulação de livros que muitas vezes permanecem guardados nas estantes, oferecendo a outras pessoas a oportunidade de conhecer autores, gêneros e narrativas diferentes.
Biblioteca Municipal recebe programação especial
A Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva fica no Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim.
O espaço receberá a edição especial do Leitura em Movimento até 29 de outubro, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional do Livro.
Além da troca de obras, o projeto pretende incentivar a população a frequentar a biblioteca e conhecer os serviços disponíveis.
A iniciativa também busca despertar o interesse pela literatura entre leitores de diferentes idades, fortalecendo o acesso à cultura e ao conhecimento.
Empréstimo de livros continuará funcionando
Durante a realização do projeto, a Biblioteca Municipal manterá normalmente os serviços de empréstimo de livros.
Assim, além de participar da troca, os visitantes poderão continuar utilizando o acervo disponível para empréstimos, conforme as regras da unidade.
A Prefeitura destaca que a ação busca valorizar a biblioteca como espaço de convivência, aprendizado e incentivo à formação de novos leitores.
Confira como participar
Serviço — Projeto Leitura em Movimento
- Evento: Edição Especial do Dia Nacional do Livro.
- Data: de 21 a 29 de outubro de 2026.
- Local: Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, no Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim.
- Atividade: troca gratuita de livros entre os participantes.
- Como participar: levar um livro que já leu e escolher outro título disponível na biblioteca.
Leia também: Vida de estudantes capixabas vira filme e ganha mostra internacional
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726