A sabedoria do saber
Tanto o saber quanto a sabedoria originam da busca pelo conhecimento e desenvolvimento da raça humana ao longo da história
2 mins de leitura
em 28 de dez de 2022, às 11h11
Tanto o saber quanto a sabedoria originam da busca pelo conhecimento e desenvolvimento da raça humana ao longo da história.
O saber vem da reprodução sistemática do conhecimento e também da necessidade de explicar os fatos. Segundo Aristóteles, filósofo grego (384-322 a.C) “o saber consiste na busca da verdade, quer dizer, dos princípios e causas…”.
O saber se alimenta da constante evolução da humanidade, sendo os meios de comunicação um mecanismo fundamental nesse processo, são responsáveis pela disseminação e divulgação dos conhecimentos, além da promoção de novas tecnologias capazes de fomentar novas pesquisas, consequentemente na produção de novos saberes.
A leitura é uma forma de aquisição de novos saberes e contribui na compilação de novos conceitos que serão aprimorados, transformados e transmitidos que seguirão rastreando a história.
Caminhando em direção a introspeção o saber chega até a sabedoria, está vem da necessidade de conhecer e explicar fenômenos relacionados ao desenvolvimento humano, na sua mais pura concepção.
A sabedoria vem com a maturidade, com a maleabilidade e com a percepção de si e do outro naquilo que é essencial. “Conhece-te a ti mesmo é conhecerás o universo e os deuses” frase cunhada pelo grande filósofo Sócrates (479/399 a.C) que se mantém atual contribuindo no aprimoramento da humanidade e na formação de conceitos morais e éticos.
A sabedoria é a transformação do saber, é a procura incessante do homem em busca de si mesmo, ela chega através do autoconhecimento e segue lapidando a pedra bruta ao encontro da perfeição.
O saber transforma uma árvore em um móvel, o saber transforma o petróleo bruto em velocidade, enquanto a sabedoria transforma água em vinho, o mal no bem, a sabedoria transforma a alma.
Enfim, a sabedoria é a arte de saber distinguir as prioridades e aplicar as estratégias apropriadas, então garantir um fluxo de bondade e estima para consigo mesmo e para com os outros, constituindo uma sociedade justa e solidária.
Fernando Rangel Pereira tem formação em Estudos Sociais, Farmácia, Psicologia, pós-graduado em Neuropsicólogo.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui