Cidades

Mostra Plantar: músico e fotógrafo promovem oficinas culturais em Anchieta

O evento, que é gratuito, é uma iniciativa do músico Douglas Lopes e do fotógrafo Luciano Albertazzi Bravo, dois vencedores do prêmio Anchieta Arte e Cultura de 2022. 

Mostra Plantar
Foto: Organização/Mostra Plantar

Anchieta recebe nos dias 20 e 28 de abril, no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Paulo Freire, a primeira edição da Mostra Plantar, que tem como objetivo ofertar à comunidade referências culturais e criativas. O evento, que é gratuito, é uma iniciativa do músico Douglas Lopes e do fotógrafo Luciano Albertazzi Bravo, dois vencedores do prêmio Anchieta Arte e Cultura de 2022. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

No dia 20 de abril, às 17h40, acontecerá uma Oficina de Fanzines, que ensinará os primeiros passos da autoedição e da arte de contar histórias em pequenos impressos artesanais. 

A atividade, orientada por Albertazzi, se encerrará no dia 28 de abril, às 18h, com a realização de uma mini feira gráfica para lançamento das obras dos alunos. Além disso, 140 mini-fanzines dos alunos serão distribuídos gratuitamente.

Já no dia 28 de abril, Douglas receberá os alunos e a comunidade para a palestra “A Arte Inspira”, sobre as possibilidades que arte pode proporcionar no âmbito profissional, usando sua própria carreira como case

A palestra acontecerá às 10h, no auditório da escola. No começo da noite, às 19h, o artista retorna à escola para a apresentação do show “A Fogueira”, com músicas de seu primeiro disco, relacionadas aos encontros e vivências compartilhadas ao redor do fogo.

Os interessados devem procurar a secretaria do CEEMTI Paulo Frente, na Avenida Mariana Damazio Flores, 701,  no bairro  Recanto do Sol, em Anchieta (telefone: 28 3536-2709).

Sobre Douglas Lopes

Pertencente à nova safra da MPB, Douglas Lopes é um cantor e compositor que conta histórias por meio de suas canções. Desde 2021 é um artista contratado por uma das maiores distribuidoras de música digital do mundo,  ONErpm. Acumula excelentes trabalhos e aceitação do público nas plataformas digitais, passando da marca de um milhão de plays e visualizações sendo um dos maiores artistas capixabas da atualidade do gênero Nova MPB em número de ouvintes nas plataformas. Foi indicado a melhor artista no Prêmio da Música Capixaba em 2022.

Sobre Luciano Albertazzi Bravo 

Desde o final da década de 1990, Luciano está envolvido com a produção de fanzines, a publicação em blogs e com a escrita de crônicas e ensaios para jornais de grande circulação. Em 2017, fundou a Variação Atmosférica, um pequeno projeto editorial pessoal. Com foco na cidade de Anchieta, onde reside e em cuja comunidade atua há nove anos, publicou o zine de fotografias “As Árvores da Av. Dom Helvécio” (2021), com apropriação de imagens da reforma e reurbanização do bairro de Iriri.

Primeira Mostra Plantar

– Oficina de Fanzines com Luciano Albertazzi Bravo – 20 de abril, às 17h40

– Palestra “A Arte Inspira” com Douglas Lopes – 28 de abril, às 10h

– Mini Feira Gráfica (lançamento dos fanzines dos alunos) – 28 de abril, às 18h

– Show “A Fogueira” com Douglas Lopes – 28 de abril, às 19h

A Mostra Plantar conta com o apoio da Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta, da Prefeitura Municipal de Anchieta e da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Espírito Santo. 

A Oficina de fanzines tem coordenação de Ellen Krause Bravo e será orientada por Luciano Albertazzi Bravo e Iris Negrini Ferreira.

Assuntos:

Anchieta