A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV), prendeu, na última sexta-feira (14), no bairro Laranjeiras, na Serra, um homem de 18 anos, suspeito de assaltar motoristas de aplicativos.
Para cometer o crime, o suspeito e a namorada, de 14 anos, se passavam por passageiros e anunciavam o assalto durante a corrida. Além dos dois, um outro adolescente, de 17 anos, também participava da ação. Segundo a polícia, os três fazem parte de uma organização criminosa.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, a operação foi denominada “Profissão Ladrão”: “justamente porque eles viviam disso. Viviam de roubo. Os produtos desses roubos era para pagar aluguel, alimentos e manter o vício de drogas. Chamou a atenção também por serem novos. Poderiam estar trabalhando. São pessoas que têm condições de trabalho e fazem uma opção pelo crime. Isso é triste”, explicou.
O titular da DFRV, delegado Marcos Aurélio Oliveira, disse que eles são suspeitos de cometer, no mínimo, 20 assaltos, realizados, principalmente, na região da Grande Jacaraípe. “Eles assaltavam principalmente veículos de motoristas de aplicativos, tanto carro, quanto moto. Quando chegava em determinado trecho, eles rendiam o motorista, e subtraíram os pertences pessoais e o veículo. Em um dos assaltos, eles chegaram a dar uma coronhada na vítima”, contou o delegado.
Ainda de acordo com Marcos Aurélio Oliveira, posteriormente, os suspeitos utilizavam os veículos para praticar outros assaltos, abandonando em seguida. O delegado explicou que o suspeito preso e os dois adolescentes integram uma associação criminosa.
Outro suspeito de participar da mesma associação foi preso no dia 13 de abril, no bairro São Patrício, na Serra. “Um policial militar que estava de folga percebeu a ação e prendeu o suspeito. Vamos continuar as investigações e prender os demais criminosos”, informou o titular da DRFV.
O suspeito de 18 anos vai responder por roubo majorado e corrupção de menores e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV). Já os adolescentes vão responder por ato infracional ao crime de roubo majorado.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.