A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí está instalando placas em praças e áreas verdes da cidade para sensibilizar os donos de cães a recolher as fezes de seus animais. A ação educativa foi iniciada com a instalação das primeiras 40 placas, na última semana, em vários pontos da região central da cidade, onde é grande a frequência de pessoas e pets dividindo o mesmo espaço de lazer.
Os locais que receberam as primeiras placas foram as praças da Matriz, João Acacinho e onde fica a sede da própria Secretaria, conhecida como Praça do Meio Ambiente, além das Avenidas Francisco Lacerda de Aguiar e Espírito Santo. De acordo com Semmam, mais 80 placas ainda serão instaladas em outros pontos.
A Secretaria coloca que, além de exemplo de cidadania e de respeito ao outro, recolher as fezes dos cães, em espaços públicos, evita a transmissão de doenças, principalmente, para as crianças que brincam nos parquinhos e praças. Assim como, para os profissionais de jardinagem que sofrem com a falta de cidadania e bom senso de algumas pessoas, por estarem lidando diariamente com esse problema.
O encarregado da equipe de paisagismo e jardinagem, da Semmam, Odair Turino, afirma que esse problema ainda é corriqueiro. “Os riscos de deixar as fezes de cachorro nas áreas ajardinadas aumenta a incidência das zoonoses que são doenças transmitidas dos animais para o homem e vice-versa, além de demonstrar um total descaso e falta de educação. É preciso que todos se envolvam para resolver esse problema”, enfatiza.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.