O município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, tem, diariamente, registros de furtos e roubos de telefones celulares, segundo informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), no primeiro quadrimestre deste ano.
O crime contra o patrimônio será um dos temas a ser abordado na audiência pública que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL), promove nesta quinta-feira (11), às 18h30, na Câmara de Vereadores de Cachoeiro.
De acordo com a Sesp, aconteceram 154 furtos e roubos de celulares em Cachoeiro, de janeiro a abril deste ano, o que resulta em mais de um caso por dia, em média.
“Lamentavelmente, os criminosos veem os celulares como moeda de troca. Vendem peças para ganhar dinheiro ilegalmente e também usam os aparelhos como garantia no tráfico de drogas. E este número de delitos pode ser ainda maior, visto que muitas pessoas não registram ocorrências desse tipo, havendo subnotificação”, contou o parlamentar, que por mais de 30 anos esteve nas fileiras da Polícia Civil.
Bahiense contou que há redução de crimes nos municípios que serão objetos da audiência –Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Castelo, Muqui e Atílio Vivácqua – e que isso é fruto do empenho dos policiais.
“Tivemos o mês de abril sem homicídios nestes municípios. Isso é fruto do trabalho dos nossos policiais, que se desdobram para realizar a sua atividade, mesmo com déficit muito grande.
Para termos noção, a Polícia Civil deveria ter 3.821 servidores, mas só tem 2.400. E a Polícia Militar conta com 8 mil em suas fileiras, porém deveria ter 11 mil homens e mulheres atuando”, ponderou o deputado, que também demonstrou preocupação com a superlotação dos presídios.
“Uma unidade que merece atenção redobrada é a Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim. Ela tem 448 vagas, mas abriga 1.055 internos. Superlotação de 135%. Temos a situação de que muitos dos nossos policiais penais são de designação temporária, estão impedidos de usarem armas de fogo. Dessa forma, há grande desafio para os profissionais da segurança em segurarem o sistema carcerário”, explicou o deputado.
O presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa destacou a importância da participação popular na audiência. “Vamos abordar assuntos que são fundamentais para os moradores, como a nossa Delegacia Regional de Cachoeiro. As obras, lamentavelmente, estão paralisadas e se arrastam por muitos anos. É uma unidade policial importantíssima e que já deveria estar à disposição de toda a cidade. Vamos cobrar para que esse problema seja resolvido o quanto antes”, finalizou Bahiense.
Serviço
Audiência da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa
Data: 11 de maio
Horário: 18h30
Local: Ed. Comendador Juarez Tavares Mata, Praça Jerônimo Monteiro, 70, Centro, Cachoeiro de Itapemirim
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.