Política Nacional

Comissão de Saúde da Ales debate importância de dentistas em hospitais

A presença desses profissionais em hospitais oferta a prevenção de inúmeras patologias

Deputados Bruno Resende e Wellington Calegari em uma bancada
Foto: Ellen Campanharo | Ales

A importância de um profissional da área da Odontologia em ambiente hospitalar é demanda antiga da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O tema voltou à pauta do colegiado nesta terça-feira (9), quando os parlamentares receberam o cirurgião bucomaxilofacial Valério Resende, que abordou casos em que os pacientes podem ser beneficiados com esse atendimento.

De acordo com o odontólogo, a presença desse profissional em hospitais oferta desde a prevenção de inúmeras patologias, como o câncer da cavidade oral ou câncer de boca – que abrange a área interna e externa da boca, como auxilia em outros tratamentos oncólógicos, cirurgias cardíacas e cirurgia bariátrica, por exemplo. 

O encontro aconteceu no Plenário Rui Barbosa e contou com a participação do presidente da comissão, deputado Dr. Bruno Resende (União), e do deputado Callegari (PL), que é membro efetivo do colegiado. 

Câncer de boca

O cirurgião destacou, principalmente, a atuação dos odontólogos em tratamentos oncológicos da cavidade oral. Ele informou que, a cada mil capixabas, 12 têm câncer de boca; a maioria devido a maus hábitos de higiene e saúde, principalmente uso de álcool e cigarro. 

Resende explicou que, nesses casos, o profissional atua desde a orientação quanto aos cuidados de limpeza da boca até a realização de procedimentos como biópsia e cirurgias, no acompanhamento pós-operatório e na laserterapia em tecidos moles e duros da região orofacial, que tem custo bem mais baixo que a dispobibilização de leitos nos hospitais. 

“O acompanhamento e tratamento odontológico nesses casos não são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e há um grande desconhecimento sobre a importância disso. É preciso conscientizar poder público, escolas de Medicina e Odontologia e sociedade quanto à necessidade de um odontólogo nesses locais. Além de melhorar a vida do paciente, dinamiza e barateia o trabalho hospitalar”, afirmou.

Segundo o deputado Dr. Bruno Resende, é preciso jogar luz sobre o tema e demandar os gestores públicos quanto a isso. Ele afirmou que fará uma indicação ao governo do Estado para começarem a debater o assunto.

“O hospital é apenas prestador de serviços. Quem garante atendimento é a gestão pública, que é tripartite, ou seja, é um trabalho conjunto entre governo federal, estadual e municipal. Vamos sentar com o governo do Estado para levar essa demanda e continuar a lutar por esse atendimento nos hospitais do Espírito Santo”, afirmou.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726