Cidades

Centro Cultural Mestre Salatiel recebe serviços de manutenção

Espaço oferta aulas gratuitas de capoeira

Homem na escadaem frente a casa
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Dedicado ao ensino e à preservação da capoeira em Cachoeiro, o Centro Cultural Mestre Salatiel, no bairro Recanto, está passando por serviços de manutenção.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Localizado na rua Reinaldo Machado (em frente ao antigo Sindicato dos Ferroviários), o prédio recebe reparos no telhado e no piso, troca de portas e melhorias na parte elétrica. Também ganhará nova pintura geral.

Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), o espaço funciona com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, quando se pode ter mais informações sobre horários e como participar das aulas gratuitas de capoeira oferecidas no local, que seguem sendo realizadas mesmo durante as manutenções.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, a ação é um dos investimentos na revitalização dos centros culturais do município. Ela também cita o restauro do Palácio Bernardino Monteiro, em andamento; as melhorias recentes na área externa da Casa de Cultura Roberto Carlos, que ganhará uma nova área de convivência, futuramente; e as reformas do Museu Ferroviário Domingos Lage e do Centro Operário e de Proteção Mútua, em fase de viabilização.

“Cuidar desses espaços é zelar pela preservação da nossa história, do nosso patrimônio cultural e da identidade do povo cachoeirense”, frisa.

Quem foi Mestre Salatiel?
O nome do espaço cultural é uma homenagem a Salatiel Francisco da Silva, o Mestre Salatiel, figura lendária da cultura popular cachoeirense. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se para Cachoeiro em 1945. Na cidade, fundou a Folia de Reis São Francisco de Assis e ajudou a fortalecer as tradições do Caxambu e da brincadeira carnavalesca do Boi Pintadinho. Nos antigos carnavais do município, Mestre Salatiel comandava o tradicional bloco da Babiana. Ele faleceu em 1984, aos 68 anos de idade.