Casa Carmô, novo espaço cultural de Cachoeiro, será inaugurado no dia 3 de junho
A casa, localizada no bairro Independência, terá uma cafeteria cultural, onde o público poderá vivenciar e aprender a história cultural da cidade, ouvir boa música, trazer de volta o hábito de ler bons livros
No próximo dia 3 de junho, Cachoeiro de Itapemirim ganhará um novo espaço cultural: a Casa Carmô, um espaço cheio de inovação, eventos culturais, oficinas coworkings, espaços comerciais e muita arte.
O espaço foi idealizado pela atriz e produtora cultural Amanda Malta, e o seu esposo, o artesão e cenotécnico, Anderson Dário. “A ideia surgiu em 2019. Trabalho há 26 anos com cultura e já participei de eventos, como oficineira, em outros espaços, que não deram certo, e tive vontade de abrir meu próprio espaço cultural. Comecei a entender que é importante ter uma movimentação comercial junto com espaço e procuramos um espaço que abrigasse tudo isso”, conta Amanda.
A casa, localizada no bairro Independência, terá uma cafeteria cultural, onde o público poderá vivenciar e aprender a história cultural da cidade, ouvir boa música, trazer de volta o hábito de ler bons livros e ao mesmo tempo, apreciar um cardápio delicioso em parceria com os produtos da Myrna Mastela, Carol Areias (Damma) e o chef Renato Fardim.
Além disso, a Casa Carmô possui três salas de empreendimentos que flertam com a arte, o estúdio fotográfico da Jéssica Miranda, em parceria com a criadora de conteúdos digitais Mariah Tavares, a união de dois brechós da cidade, o Borogodó e a Semi Ruiva, e o estúdio de tatuagem Tattoo Del Fuego, representado pela artista Renata Cordeiro.
O terceiro andar da casa é totalmente voltado para eventos, reuniões, encontros e oficinas artísticas. Já estão abertas, inclusive, as inscrições para quatro modalidades de oficinas, sendo elas Dança, teatro, música e Cinema.
As aulas de dança ficam por conta da professora e bailarina Ayla Cardoso, que dará oficina de ballet infantil todas as quartas-feiras, das 18h30 às 19h30; oficina de forró para adultos, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 20h30. As oficinas de teatro serão ministradas pela professora Kueyd Luciana para o público infanto e juvenil todas às terças-feiras, com dois horários: de 16h às 18h e 18h30 às 20h30. E o professor Luan Tófano, com o público acima de 16 anos, todos os sábados, das 10h às 11h30.
A oficina de violão para iniciantes será com o professor Gustavo Daltio, todas às terças-feiras, das 18h às 19h. As oficinas acontecem semanais e tem investimento mensal de R$ 85,00, sendo que no primeiro mês estão disponíveis pacotes promocionais de inauguração.
A casa também recebe no primeiro mês dois projetos gratuitos: projeto de interpretação para cinema, com a Cia Nós de Teatro, que tem o aporte da Lei de incentivo municipal “Lei Rubem Braga”; e o projeto de pé de serra, que acontecem na sala Mestre Salatiel com a professora Ayla Cardoso.
Propostas culturais da Casa Carmô
A Casa Carmô já conta com diversas parcerias culturais, além de ser refúgio de ensaios do Coletivo Surto cênico e do Lab Epicentro.
“A casa está aberta a propostas e ideias para difundir as artes em Cachoeiro de Itapemirim. Estamos iniciando com um projeto novo que irá fundir gastronomia e arte. O evento se chama “Arte no terraço” e acontecerá uma vez por mês, o primeiro é sobre o dia dos namorados e tem vagas limitadas”, destaca Amanda.
Segundo Amanda, a casa vai inaugurar ainda com dois espaços fechados, que estão para reforma. Um será a ampliação da cafeteria, com um espaço de coworking e área externa verde, e a segunda sala de exposições de Cachoeiro de Itapemirim, que levará o nome da artista plástica Isabel Braga.
“A proposta do espaço é valorizar a cultural da nossa cidade, revelando personalidades, espaços naturais e a história que reverbera em cada canto, mas principalmente dar visibilidade a personalidades femininas que foram apagadas através da história”, explica a atriz e produtora cultural.
A Casa Carmô faz ainda uma homenagem a irmã de Rubem Braga, Carmosina Braga, que foi primeira mulher a dirigir um automóvel em Cachoeiro de Itapemirim, e professora que ensinou a ler seus irmãos Rubem e Newton Braga.
“Elas por Elas”
O projeto “Elas por Elas” é idealizado por Amanda Malta e realizado a muitas mãos. O projeto pretende emponderar e visibilizar mulheres empreendedoras de Cachoeiro de Itapemirim.
De acordo com Amanda, a proposta acontecerá no espaço cultural Casa Carmô, com entrada gratuita, no dia da inauguração do espaço, em 3 de junho, a partir das 14h30.
Simultaneamente acontece a inauguração da cafeteria cultural da casa, e por toda a casa estarão presentes 15 microempreendedoras que estão expondo seus produtos e trabalhos para o público.
Ao mesmo tempo, no terraço do espaço, acontecerá uma série de workshops, com temáticas que visam orientar, valorizar e trazer reflexão para questões do gênero feminino.
Empreendedoras que estarão expondo no evento:
- Cafeteria Cultural – Casa Carmô
- Brechó da Semi Ruiva e Borogodó Brechó
- Estúdio Tattoo Del Fuego by Renata Cordeiro
- Estúdio de fotografia e conteúdo digital Jessica Miranda e Mariah Tavares
- Perfumes fator 5
- Stephanie Poubel Sobrancelhas
- Cachaça Desapego
- Kueyd Luciana Confeitaria
- Aura Velas Aromáticas
- Mylena Cortez Massagista
- Marcela Cortez Joias e relógios
- Rasta Crochê
- Fita, papel e arte
Programação do evento
14h30: Inauguração da Casa Carmô e Voz e violão com Leandro Margozzo na varanda frontal da casa.
14h30 abertura da feira de empreendedoras e espaço de orientação para novas empreendedoras com parceria do Sebrae e Sala do Empreendedor.
Workshops
15h30: “Cor, gênero e classe: os desafios da mulher preta” Com a professora e integrante do coletivo UCM – União Cachoeirense de Mulheres, Jéssica Grillo.
16h10: “Empreendedorismo feminino, maternidade e estratégias de conteúdo digital” Com as empreendedoras e mães, Nathalia Dias, Karil Araújo e Mariah Tavares.
17h00: “Desequilíbrios hormonais e sua implicação na saúde da mulher” com a nutricionista Fernanda Freitas.
17h40: “Mulheres, loucura e a luta antimanicomial” com as psicólogas Marina Balarini, Laís Scarpe e a escritora Olívia Avelar.
18h20: Leituras Dramáticas do livreto Secreta luz com as escritoras e performance “As Marcas que fizeram em mim” com o coletivo Feminino Plural
18h40: Encerramento de voz e violão com Idel Rocha.
Para mais informações, siga o Instagram do espaço: @espacocasacarmo
Para se inscrever nas oficinas, propostas de eventos ou projetos culturais, o contato é pelo telefone: (28) 99982-1009.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.