O policial civil aposentado Marcos Antônio Rodrigues, morador do Centro de Guaçuí, na região do Caparaó, está incomodado com a falta de segurança no município. Segundo Marco, que mora próximo a Praça da Matriz, a cidade está abandonada e entregue à criminalidade.
De acordo com o morador, falta policiamento na região e também falta de manutenção dos espaços públicos no município de Guaçuí, como na Praça da Matriz. “Final de semana a praça fica tomada de delinquentes, que fazem uso de drogas durante toda madrugada. Perturbam os moradores com som alto e confusões. A gente chama a PM e eles mandam a gente falar com o prefeito”, reclama.
O policial civil afirma, ainda, que a falta de manutenção nos espaços públicos acaba atraindo jovens mal intencionados. “Eles vêm aqui, vandalizam tudo, destroem a praça e tiram da gente, que é morador, o direito de usar o espaço. A praça acaba sendo frequentada só por esses meninos”.
Para Marco Antônio, a cidade precisa de reforço no policiamento e também da atuação da Prefeitura. “Guaçuí era uma cidade muito tranquila, mas agora está tomada pela criminalidade. É roubo de celular toda hora. Furto de fio de cobre. Nessa última semana toda a cidade ficou sem sinal de telefone por conta desses furtos de fios. Esses usuários de droga por todo lado, a gente não tem mais paz. Final de semana é só baderna. A gente liga pra polícia, eles não aparecem e mandam a gente falar com a Prefeitura, mas a Prefeitura também não resolve”, lamenta.
O que diz a Polícia Militar
A Polícia Militar ressalta que, conforme lhe compete, realiza policiamento ostensivo constante em toda a região, com patrulhamento preventivo, além de operações diversas que são desenvolvidas de forma estratégica, conforme as demandas do local.
No entanto, a PM lembra que somente pode deter indivíduos em situação de flagrante delito, por isso conta sempre com a colaboração da população para que uma viatura seja acionada em casos em andamento para que a ocorrência seja mais rapidamente verificada.
Cabe ressaltar, ainda, que fiscalizações de estabelecimentos e festas irregulares compete às prefeituras, assim como a fiscalização de som ambiente. No entanto, a PM reforça que atua fortemente em conjunto com as prefeituras em constantes operações de fiscalização ou sempre que acionada via Ciodes (190) para verificar ocorrências em andamento.
O que diz o município de Guaçuí
É de conhecimento de todos que segurança pública é dever do Estado, mas mesmo assim o prefeito Marcos Luiz Jauhar tem trabalhado em cima da segurança do município, cobrando as autoridades responsáveis, participou de reunião com o Secretário de Estado de Segurança Pública, está sempre em contato com a Policia Militar e Civil do município, e tem realizado as reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM.
Guaçuí conta com câmeras de segurança que monitora as ruas, e ajuda na atuação da Polícia no combate ao crime
O município também tem investido muito em trabalhos preventivos, inserindo os jovens em projetos esportivos e culturais, realizando eventos culturais nas praças, além de estar ofertando cursos gratuitos com intuito de inserir os jovens no mercado de trabalho.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.