Guarda Municipal atua na prevenção da gripe aviária no Litoral de Anchieta
Ao encontrar uma ave morta, ou com dificuldades para andar e voar, o morador ou banhista não deve chegar perto e, imediatamente, acionar a equipe ambiental da Guarda Municipa
Agentes ambientais da Guarda Civil Municipal (GCM) de Anchieta estão atuando na prevenção da gripe aviária no município. Embora a cidade não tenha casos confirmados da doença, algumas aves da espécie trinta-réis-de-bando foram achadas mortas, com suspeita da gripe H5N1, na região litorânea. Moradores e turistas podem alertar as autoridades por meio do 153.
Ao encontrar uma ave morta, ou com dificuldades para andar e voar, o morador ou banhista não deve chegar perto e, imediatamente, acionar a equipe ambiental da Guarda Municipal.
Os agentes vão para o local isolar a área e passar toda orientação caso tenha ocorrido contato entre humanos e a ave. Após o primeiro procedimento, uma equipe do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar) será chamada para fazer o recolhimento da ave para verificar em laboratório se houve ou não infecção por gripe aviária.
Quais sintomas da gripe aviária?
Dificuldade respiratória;
Secreção nasal ou ocular;
Espirros;
Incoordenação motora;
Torcicolo;
Diarreia;
Alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.
Como identificar gripe aviária?
Assim como a gripe humana, os vírus da influenza aviária causam nas aves problemas respiratórios, como:
Tosse, espirros, corrimento nasal, fraqueza, falta de ar, complicações respiratórias, como pneumonia e falta de apetite. Em alguns casos, podem ocorrer diarréia e sede excessiva.
Qual o perigo da gripe aviária?
O vírus da gripe aviária de baixa patogenicidade pode causar uma doença leve, muitas vezes passando despercebida e sem sintomas. Já o vírus da gripe aviária de alta patogenicidade causa doenças graves em aves que podem se espalhar rapidamente, resultando em altas taxas de mortalidade.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui