Valores

Todos temos grandes princípios e convicções, mas será que eles se sustentam diante daquela "oferta que não se pode recusar?"

Duas pessoas estão em uma queda de braço, enquanto um bolo de dinheiro esta na frente deles.
Foto: Pixabay

“Eu vou fazer-lhe uma oferta que você não pode recursar”. A frase anterior, dita por um mafioso italiano, é conhecida por ser uma das mais famosas da história do cinema. Deixando a ficção de lado, no mundo real são as inúmeras situações em que recebemos ofertas irrecusáveis, ainda que aviltem contra nossas crenças e ideologias.

Alguns poderiam dizer que é difícil mudar a cabeça das pessoas, mesmo com dinheiro. Porém, a racionalidade pode falar mais alto.

Pensem no seguinte caso. Você e seus amigos, pessoas normais e com profissões normais, começam a conversar com um CEO proeminente, famoso por gerenciar uma das principais multinacionais do país. Ao ser indagado sobre questões profissionais, o CEO “manda a real” e profere coisas que vocês prefeririam não ouvir. Todavia, por estarem em posições inferiores da hierarquia social, você e seu grupo abaixam a cabeça e concordam com todas as falas do CEO.

A simples presença do CEO foi suficiente para suprimir as crenças, ideologias e valores do referido grupo. Não obstante ao fato de discordarem do executivo, a maioria das pessoas, principalmente por não terem muito poder de barganha, ficarão em silêncio ou concordarão diante da possibilidade de obter algum benefício: “Vai que o CEO se identifique comigo e me faça uma oferta de trabalho? Não custa tentar”.

Não farei qualquer julgamento moral quanto a deixar de lado valores morais, religiosos, ideológicos e pessoais em prol da ascensão no mercado de trabalho. Todavia é intrigante saber que a maioria das pessoas não estão nem aí para suas próprias crenças, na hora H todos revelam sua real personalidade.

E você, caro leitor, estaria aberto a uma oferta irrecusável?

Rafael Altoé Frossard é professor do Centro Universitário São Camilo – ES e mestrando em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM