Cidades

Escola municipal de Cachoeiro recebe palestras da campanha Maio Laranja

Orientações com foco na prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes foram repassadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.

palestra maio laranja
Objetivo da campanha é a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças. Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio das secretarias municipais de Educação (Seme), Segurança e Trânsito (Semseg) e de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveram palestras sobre a campanha Maio Laranja, nesta semana, na escola municipal Elísio Cortes Imperial, no bairro Teixeira Leite.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Orientações com foco na prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes foram repassadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.

Representantes da Guarda Civil Municipal, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e profissionais da educação conduziram conversas sobre como identificar situações de abuso, compartilhamento de ocorrências de possíveis violências, o que fazer e como procurar ajuda.

Outras ações do Maio Laranja


Outras ações relativas ao Maio Laranja foram realizadas pela Prefeitura no último mês. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Creas promoveram ações educativas para os públicos que atendem. Dinâmicas em grupo, rodas de conversa e palestras fizeram parte da programação. Além disso, equipes da Semdes fizeram distribuição de panfletos educativos e repasse de orientações em diversos pontos da cidade.

Atendimento para vítimas


O Creas oferece assistência psicossocial gratuita a vítimas de violência sexual infantil, através do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, e também se estende a familiares.

O Creas fica na rua 25 de Março, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no local e pelos telefones 3155-5303 e 3155-5873.

Denuncie


Casos de abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados, por qualquer pessoa, por meio do canal Disque 100, que funciona todos os dias da semana, 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita.

Além disso, também é possível fazer a denúncia por outras vias: pela Polícia Militar, pelo número 190; pela Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, pelo 191, ou diretamente nas delegacias do município. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.

Outro órgão que pode ser acionado é o Conselho Tutelar. Em Cachoeiro, são dois:

Conselho Tutelar Regional 1
Endereço: Rua Mathias de Souza, nº 40 a 48, Santo Antônio. CEP: 29300-640
Tel: (28) 3526-8751 (28) 3526-8725 / Plantão: (28) 98814-3507
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h

Conselho Tutelar Regional 2
Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, nº 162, Centro. CEP: 29300-100
Tel: (28) 3155-5284 / (28) 3155-5002 / Plantão: (28) 98814-3515
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h