ads-geral-topo

Em Cachoeiro

BRK alerta para atitudes que ajudam a evitar a poluição plástica

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente a consessionário responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim lembra sobre o descarte adequado de plástico

Por Redação

3 mins de leitura

em 05 de jun de 2023, às 13h48

Foto: Divulgação

Com o tema “soluções para a poluição plástica”, nesta segunda-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chega ao seu 50º aniversário. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, tem o objetivo de relembrar e sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais. 

A organização busca fomentar a reflexão da sociedade – população, órgãos públicos e empresas – sobre pensar em soluções que possibilitem a redução do consumo de plástico e o descarte incorreto do material.  Dados divulgados pela ONU apontam que mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e menos de 10% são reciclados. Um dos grandes impactos negativos é que parte de todo esse plástico vai parar nos oceanos, prejudicando e contaminando a vida marinha.

Paulo Breda, coordenador de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, lembra que muita gente pensa que ao descartar de forma inadequada um plástico em cidades que não são litorâneas não contribui para a poluição. Contudo, um estudo realizado pelo Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP), divulgado em 2022, demonstra que não é bem assim.

“A pesquisa apontou que um terço de todo plástico consumido no Brasil tem grande chance de parar no oceano e 67% chegam ao mar pelos rios. Isso significa que aquele papel de bala, aquela garrafa de água, entre outros que não foram dispensados corretamente em Cachoeiro de Itapemirim também podem contribuir para a poluição dos oceanos”, comentou Paulo Breda.

Como ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a BRK realiza no próximo dia 17 uma trilha ecológica para funcionários e familiares, na reserva Águia Branca, localizada na Rodovia, ES-164 – Alto Castelinho, Vargem Alta, que tem como proposta integrar pessoas e natureza.

Atitude traz prejuízos também ao sistema de esgoto

O descarte incorreto de plásticos (e outros resíduos), que traz prejuízos ao meio ambiente, também prejudica as redes coletoras de esgoto. Segundo o coordenador de QSSMA da BRK, ao jogar em pias, privadas e ralos, itens como cotonetes, tampas de pastas de dentes, entre outros materiais plásticos, o sistema de esgotamento pode ser comprometido pelo entupimento da tubulação, com chances de ocasionar o extravasamento do efluente e causar prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente.

Cada brasileiro produz, em média, 16 quilos de lixo plástico por ano, de acordo com dados do Instituto de Oceanografia da USP. Esse material, ao não ser destinado corretamente, como quando não ocorre a coleta seletiva ou o plástico não é reciclável, provoca impactos enormes ao meio ambiente.

Cada pessoa pode ajudar a reduzir esses impactos seguindo alguns passos como: separar o lixo por tipo de material, lavá-los e embalá-los corretamente, pesquisar qual a destinação de cada material, entre outras ações. Saiba mais acessando https://blog.brkambiental.com.br/coleta-seletiva/.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape