Recordista mundial: ultramaratonista será homenageada na Serra
Atleta mineira Fernanda Maciel bateu o recorde mundial ao subir e descer o monte Vinson, o mais alto da Antártica, em pouco mais de nove horas, trajeto que geralmente é feito em cinco dias

A mineira Fernanda Maciel, uma das maiores ultramaratonistas do mundo, será homenageada no Campeonato Sul-Americano de Skyrunning, que vai acontecer paralelo ao Insanity Mountain, entre os dias 24 e 26 de junho, na Serra. Este ano a atleta bateu um recorde mundial: subiu e desceu, correndo, o monte Vinson, o mais alto da Antártica, em pouco mais de nove horas, trajeto com temperaturas que variam entre -35ºC e -50ºC e que geralmente é feito em cinco dias.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA relação de Fernanda com os esportes teve início ainda na infância. Com apenas oito anos de idade, começou a competir e viajar pelo mundo através da Ginástica Olímpica. Dois anos depois, ela estava treinando nos Estados Unidos. Depois de lutar por anos capoeira, foi campeã brasileira de jiu-jitsu e, em seguida, começou a correr. Aos 23 anos, ela corria expedições internacionais de 600 quilômetros, “sem parar” (com canoagem, mountain bike, trail running), triathlon e maratona em montanhas para ser um atleta de grande resistência. Atualmente ela é corredora de Ultras nas montanhas.
A atleta, que mora na França, foi a primeira pessoa a subir e descer correndo o monte Vinson, na Antártica. Fernanda também já ultramaratonou a maior montanha da África, o Kilimanjaro e o Aconcágua, na Argentina. Vale destacar que a mineira estará na Serra para receber a homenagem.
Campeonato Sul-Americano de Skyrunning
Cerca de 60 atletas do Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Venezuela vão disputar o Campeonato Sul-Americano de Skyrunning, na Serra. Vencem aqueles que tiverem melhores desempenhos nas competições Sky: skyrace (mínimo 20km com desnível de 1200m, com tempo de menos de três horas para o vencedor) e skyultra (acima de 50 km, com tempo entre cinco e 12 horas para o vencedor). Além desses, há a disputa do Kilometro Vertical (VK), que inicia na base da montanha e termina no topo – são corridas com subida vertical de mil metros em terreno variável, não excedendo cinco km de extensão.
Insanity Mountain
Já o Insanity Mountain, evento multiesportivo com modalidades de montanha, chega a segunda etapa deste ano. Na primeira etapa, no Caparaó, foram mais de 500 competidores.
A etapa “Mestre Álvaro” vai acontecer neste que é um dos ícones do turismo da cidade da Serra, com atletas disputando as seguintes modalidades: Kilometro Vertical (VK), caminhada guiada, Skyrunning, Mountain Bike – Cross Country Maratona e Bike tour com a participação de atletas de vários níveis – de iniciante à alta performance.
O evento, pelo porte e quantidade de participantes, vai movimentar também a economia da cidade da Serra e fomentar o turismo local, já que além do número alto de competidores, também é prestigiado pelos seus familiares. “Todos vêm dispostos a conhecer os encantos da cidade anfitriã, e o que não falta na Serra são atrativos”, declara o organizador Ryan Rangel.
No local é montada uma estrutura para atender todos os visitantes, e uma programação a parte das competições. “Criamos um ambiente de esporte e também de diversão para toda a família”, diz Ryan Rangel.