Serenata Italiana celebra a cultura dos imigrantes em Venda Nova
Realizada e meio ao inverno da região serrana do Espírito Santo, a Serenata Italiana reúne milhares de pessoas pelas ruas da cidade
No próximo sábado, 08 de julho, é dia de celebrar tradições e festejar a cultura do imigrante italiano em Venda Nova do Imigrante. Realizada e meio ao inverno da região serrana do Espírito Santo, a Serenata Italiana reúne milhares de pessoas pelas ruas da cidade cantando, bebendo um bom vinho e degustando as famosas iguarias produzidas na região.
Durante o evento, os grupos sairão de quatro bairros: Lavrinhas, Tapera, Providência e Bananeiras, às 19h, com chegada prevista ao Centro de Eventos “Padre Cleto Caliman”, mais conhecido como Polentão, às 22h. Pelo trajeto, além das músicas tradicionais da Itália, há a degustação de linguiças, polentas e queijo trazidos pelos próprios participantes, que normalmente dividem com os demais.
Além disso, pelas ruas da cidade, há vários utensílios que ficam a disposição dos voluntários, como fogões de polenta móvel e cozinhas. Vale ressaltar também que é costume se trajar de forma típica para a Serenata, usando os artefatos disponíveis no comércio local, como arcos de flores, embornais, taças, suspensórios, boinas e outras indumentárias.
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante montará uma estrutura de apoio para o evento, com instalação de banheiros químicos e lixeiras no trajeto, para garantir mais comodidade e higiene ao público que sair para se divertir.
Mas o que é Serenata Italiana?
Em pleno inverno na Região das Montanhas, um público de milhares de pessoas vai para as ruas de Venda Nova para festejar a cultura do imigrante italiano, cantando, bebendo vinho e degustando as iguarias típicas. A Serenata Italiana sempre é nas férias de julho, época propícia para participação de muitos filhos de Venda Nova que moram fora da cidade e ótima para os visitantes aproveitarem o frio típico da região.
Os ”seresteiros’’ partem de quatro pontos diferentes da cidade (Lavrinhas, Bananeiras, Providência e Tapera), se convergindo no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Enquanto cantam, os participantes degustam polenta, queijo e linguiças preparadas na chapa dos polenta móveis, geralmente levados por grupos que se organizam para a Serenata. A política é: cada um leva o que vai consumir (bebida e comida) e compartilha com os amigos.
Vários fogões de polenta móvel, uma cozinha móvel e inúmeras outras curiosidades que saem da cabeça e da disposição dos voluntários, tornam o evento mais original a cada ano.
Marcada a data, é só providenciar hospedagem e chegar na cidade com uma certa antecedência para providenciar o vinho e comprar as iguarias típicas disponíveis nas propriedades do Agroturismo e no comércio de Venda Nova. Arcos de flores, embornais, taças, suspensórios, boinas e outras indumentárias típicas também fazem parte do ritual. Tudo disponível no comércio.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.