Saúde e Bem-estar

Como a humanização no atendimento pode ajudar crianças em exames

“De vez em quando, chegam adultos com medo ou até fobia de agulhas. É compreensível que as crianças cheguem no laboratório muito receosas".

Beatrice
Foto: Divulgação

Não é de se esperar que crianças gostem de ambientes hospitalares e laboratoriais. Quase sempre, os procedimentos envolvem agulhas e a tal “picadinha”, que acabam gerando desconforto e medo nos pequenos. Por isso, algumas alternativas e práticas humanizadas são diferenciais na hora de escolher onde levar os filhos. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

“De vez em quando, chegam adultos com medo ou até fobia de agulhas. É compreensível que as crianças cheguem no laboratório muito receosas. Mas, a forma de abordar os pequenos, de lidar com os procedimentos, de incentivá-los e também de oferecer carinho e acolhimento podem proporcionar uma experiência mais confortável e positiva”, orienta a farmacêutica e bioquímica, responsável técnica do Laboratório da Unimed Sul Capixaba, Schayra Damazio.  

Recentemente, o Laboratório Unimed começou a premiar com uma medalha e um selo da coragem os pacientes que passam pelo procedimento de coleta de sangue, um gesto simples, mas significativo, que reconhece e valoriza a bravura das crianças que necessitam fazer o procedimento.  

Uma das corajosas que passaram pelo Laboratório foi a pequena Beatrice, de um ano, que precisou colher sangue para exames de rotina e saiu do local com sua medalha. “A paciência e humanização da equipe envolvida é importante nesse momento. Todo o procedimento foi feito com muita ludicidade e leveza e, ao final, ela levou a premiação para casa. Desde então, temos uma criança que não desgruda da sua medalha, nem para dormir”, relata Bernardo Baumann, pai da criança. 

A Unimed Sul Capixaba se destaca por suas práticas humanizadas, direcionadas pelo Jeito de Cuidar Unimed. Desta forma, os profissionais envolvidos estão capacitados para lidar com crianças de forma sensível e empática. O objetivo é criar um ambiente mais acolhedor, onde as crianças se sintam seguras e compreendidas durante todo o processo de atendimento. 

“Essas práticas humanizadas têm se mostrado eficazes não apenas em proporcionar uma experiência mais positiva para as crianças, mas também em tranquilizar os pais e familiares que acompanham os procedimentos. Quando agimos com respeito e paciência, temos crianças muito mais colaborativas e todos os processos ficam mais tranquilos de serem realizados”, reforça Schayra

O Laboratório Unimed atende também clientes particulares e convênios, conta com a mais moderna tecnologia em equipamentos e infraestrutura e disponibiliza resultados de exames simples em até 24h. As coletas podem ser feitas nas unidades do Hospital Materno-Infantil, Hospital e posto de coleta no Perim Center, em Cachoeiro, e nas Unidades de Castelo e de Iconha.

Além disso, quem mora em Cachoeiro tem a opção de atendimento domiciliar para a maioria dos exames laboratoriais. O agendamento pode ser feito pelo telefone (28) 2101-6255 e o custo da taxa de deslocamento é pago separadamente.