Saúde e Bem-estar

🎗️Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: convite a refletir e agir em prol da vida

O objetivo geral da data comemorativa é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo

Por Redação

3 mins de leitura

em 10 de set de 2023, às 09h10

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Neste mês marcado pelas ações do Setembro Amarelo, este dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi definida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo geral da data comemorativa é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo.

Os objetivos incluem promover a colaboração das partes interessadas e auto capacitação para lidar com a automutilação e o suicídio por meio de ações preventivas.

O momento é um convite a um compromisso global para se refletir sobre o tema sem preconceitos e tabus, focando na necessidade de uma ação coletiva para se dar mais visibilidade à saúde mental. 

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que o número de suicídios cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. De acordo com especialistas, é preciso quebrar o silêncio sobre o tema e acolher quem demonstre o desejo de tirar a própria vida. Vale sempre lembrar também que existem alguns canais aptos para acolher e orientar quem pensa em suicídio como o Centro de Valorização da Vida, o Mapa da Saúde Mental e o Pode Falar (especializado no acolhimento de crianças e adolescentes).

Um assunto que atinge diretamente a saúde mental é a gordofobia (o preconceito e a privação de direitos às pessoas gordas). Por isso, também é celebrado no dia 10 de setembro o Dia de Luta Contra a Gordofobia ou Dia de Visibilidade à Luta Antigordofobia.

A data é uma conquista do movimento de luta pelos direitos das pessoas gordas, que conseguiu derrubar o infame Dia do Gordo (geralmente usado para ridicularizar essas pessoas) e criar uma data propositiva. A data visa debater a luta pelo respeito, pela despatologização do corpo gordo, o acesso à educação, à atividade física, ao mercado de trabalho e, claro, à saúde.

Em janeiro desse ano, um jovem de 25 anos morreu na porta de um hospital por não ter uma maca apropriada para o tamanho de seu corpo. Um país que tem 56% de sua população gorda, observa-se a falta de preparo do sistema de saúde.

Por que é utilizada a cor amarela💛no Setembro Amarelo?

A cor faz referência a um jovem do Colorado (EUA), chamado Mike Emme, que se suicidou aos 17 anos de idade, no dia 8 de setembro de 1994. Ele tinha um Ford Mustang amarelo e foi encontrado sem vida dentro do carro. O que muitos não sabiam é que Mike lutava contra a depressão e ansiedade, mas não conseguiu pedir por ajuda.

A história de Mike comoveu os Estados Unidos e então, naquele ano, foi criada a fundação Yellow Ribbon (Fita Amarela), com o objetivo de conscientizar sobre a depressão e promover a prevenção do suicídio. E é por isso que, desde então, a fita amarela é utilizada no mundo todo como símbolo da luta contra o suicídio, sendo também o principal símbolo do Setembro Amarelo. 

Fonte: Agência Brasil

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui