Cidades

Aberto o Inova Capixaba em Alegre que segue até esta sexta (6)

A abertura oficial do evento aconteceu no final da manhã desta quinta (5) e estrutura está montada no Parque de Exposições Geraldo Santos

Redação Redação

Foto mostra área do Inova Capixaba em Alegre com pessoas circulando nele
Foto Marcos Freire

Foi aberto, no final da manhã desta quinta-feira (5), o Fórum de Inovação e Tecnologia no Agronegócio – Inova Capixaba – Agricultura in Foco. O evento está acontecendo no Parque de Exposições Geraldo Santos, em Alegre, região do Caparaó Capixaba, e segue até o final da tarde desta sexta (6).

O evento é uma realização do GFC Eventos e Aqui Notícias, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e apoio de Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Incaper, Senar, Ufes e Ifes. E conta com estrutura montada que abriga estandes apresentando inovações tecnológicas para o setor agrícola.

A abertura oficial do Inova Capixaba, em Alegre, foi feita pelo secretário da Secti, Bruno Lamas, que destacou o fato de não há inovação sem academia, se referindo à parceria de instituições com a Ufes, Ifes e Fafia, de Alegre. E destacou a maturidade do governador Renato Casagrande que idealizou essa ideia da junção entre a educação profissional e a inovação. “Trabalhamos a junção da educação com a sustentabilidade, sem esquecer que, no meio da tecnologia da inovação, existe o ser humano”, colocou.

Inova Capixaba em Alegre quer popularizar inovação

Bruno Lamas ressalta que o objetivo do Inova Capixaba, por meio do Inova Pop, é popularizar e interiorizar a inovação, destacando que o Espírito Santo já é o segundo estado do Brasil a investir nesse setor, só perdendo para São Paulo. “Com a idealização do Inova Pop, partimos para interior, um caminho que vamos percorrer até chegarmos à Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, na Grande Vitória”, pontua.

O subsecretário estadual de Agricultura, Michel Tesch, também estava presente e foi um dos palestrantes iniciais do evento. Ele enfatiza que a cafeicultura e pecuária leiteira – os dois temas que estão sendo abordados no fórum – são atividades muito importantes na região e no estado. “Trouxemos o que há de mais moderno e inovador para ser apresentado aqui, porque a Seag aposta na socialização do conhecimento, com orientação técnica para o produtor”, afirmou. “A inovação é muito ampla e esse é nosso desafio”, completa.

Futuro sequestrado

O prefeito de Alegre, Nirrô Emerick, por sua vez, disse que os municípios da região tiveram o “futuro sequestrado”, mas que seu município assumiu um protagonismo na região do Caparaó, fazendo um estudo do ecossistema de inovação regional, registrando a parceria de Ufes e Ifes, além da Fafia. “Em breve, vamos concretizar uma rede colaborativa entre academia e setores produtivos, em nível municipal e estadual, além da iniciativa privada”, ressaltou. “Vamos elaborar um projeto de desenvolvimento econômico sustentável e preparar a região do Caparaó para a indústria 5.0”, completou.

Também estavam presentes o diretor do Aqui Notícas, Elias Carvalho Soares, os prefeitos Cuíca (São José do Calçado) e Marcos Jauhar (Guaçuí), o coordenador técnico do Senar, Murilo Pedroni, o presidente da Câmara de Guaçuí, Valmir Santiago, a vereadora de Alegre Taiza Garcia Vargas Pirovani, e a diretora do CEET de Castelo, Joelma Cellin, entre outros representantes de órgãos como Incaper, Ufes e Ifes.

Confira a programação do Inova Capixaba em Alegre

Quinta-Feira – 5/10/2023

8h – Recepção dos Participantes

9h – Cafeicultura Capixaba: Oportunidades e Desafios

Moderador: LUCIO HERZOG DE MUNER

9h05 – 9h45 – Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba – Michel Tesch Simon – SEAG

9h50 – 10h30 – Gestão econômica de propriedade cafeeira – Murilo Antônio Pedroni – SENAR

10h35 – 10h55 – Debate

11h15 às 12hABERTURA OFICIAL DO EVENTO

12h às 13h – Almoço

Moderador: ABRAÃO CARLOS VERDIN FILHO – INCAPER

13h05 – 13h35 – Inovações Tecnológicas na cafeicultura de Montanha: Cultivares, Mecanização e Uso de Drones – Cesar Abel Krohling – INCAPER

13h40 – 14h10 – Potencial de Qualidade de Cultivares de Café Arábica – Fabiano Tristão Alixandre – INCAPER

14h15 – 14h45 – IG Caparaó: Visão de Futuro – Maxwell Assis de Souza – INCAPER

14h50 – 15h15 – Debate

15h20 – 16h10 – Painel: Os benefícios da Tecnologia e Inovação no Setor Agropecuário – Participantes: Bruno Lamas (SECTI), Michel Tesch Simon (SEAG), Samuel Assis (UFES), Sávio Berilli (IFES) – Moderador – Jales Junior – SECTI

16h10 às 16h30 – Intervalo Café

16h35 às 17h05Fernanda Nazário – UFES – Tema: Transformando Resíduos Agroindustriais em Recursos.

17h10 às 17h40Samuel de Assis Silva – UFES Alegre – Tema: Soluções Digitais na Agricultura e Silvicultura.

17h45 às 18h15 – Pit de Startup

19h00 – Show com Mayara Barbosa

Sexta-Feira – 6/10

8h – Recepção dos participantes

8h30 – Abertura do Seminário

9h – Pecuária Leiteira Capixaba: Oportunidades e Desafios

Moderador: Bernardo Lima Bento de Mello – Coordenador de Produção Animal do Incaper

9h05 – 9h35 –Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite – Filipe Barbosa Martins- SEAG

9h40 – 10h20 – Utilização de Biotecnologias de reprodução animal para melhoria da qualidade genética do rebanho- Michele Riciere Bastos– UFES

10h25 – 10h55 –Prova Genética de animais leiteiros – Joedson Scherer – Associação de criadores e produtores de gado de leite do ES.

10h55 – 11h10 – Debate

11h15 às 12h – Fórum de Secretários de Inovação e Tecnologia

11h10 às 13h – Almoço

Moderador: LORENA VIDAURRE- INCAPER

13h – 13h30 – Feira de Touros Pró-genética: Política pública de melhoria da qualidade do rebanho no Espírito Santo – Roberto Ramos Sobreira– INCAPER

13h35 – 14h05 – Utilização de sistemas integrados em pastagens – Ivan Jannotti Wendling- UFES

14h10 – 14h40 – Inovações Tecnológicas na pecuária: Uso de Drones na pulverização – Acácio Nascimento- SEMEAR

14h45 – 15h05 – Debate

15h05 – 15h30 – Horário Café

15h35 às 16h05Stefany Sampaio – REDE RECORD – Tema: Tendências e Inovações do Agronegócio

16h10 às 16h45Michele Riciere Bastos – UFES – Tema: Utilização de Biotecnologias de Reprodução Animal Para Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho

17h – Encerramento

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui