Saúde e Bem-estar

Dengue: novo boletim indica aumento de casos; Sesa incentiva prevenção

Alguns municípios do Estado registraram pequena queda na incidência. Apesar disso, a Secretaria de Saúde recomenda a população que mantenha os cuidados para prevenir a doença

Helena Valadão Helena Valadão

Imagem ilustra mosquito da dengue
Foto: Divulgação Sesa

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) divulgou novo boletim informativo nesta quinta-feira (25) sobre a dengue no Espírito Santo.

Nesta semana três, que compreende os dias 14 e 20 de janeiro, foram notificados 2.403 casos.

No total acumulado, a Sesa registrou 5.591 casos de dengue no ES com incidência de 137,57 ocorrências por 100 mil habitantes. Todavia, não há confirmação de óbitos neste período.

O Ministério da Saúde, por sua vez, considera três níveis de incidência acumulada das quatro últimas semanas dos casos de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

De acordo com o boletim, o município capixaba com a maior incidência é Laranja da Terra, localizado na região metropolitana de Vitória, com um total acumulado de 2.277,50, nas últimas quatro semanas e o menor é Baixo Guandú, com um acumulado de 22,48.

Rio Novo do Sul, Divino de São Lourenço e Governador Lindenberg não tem registro da doença nas últimas semanas.

Os municípios do Sul de Muqui, São José do Calçado, Alegre e Mimoso do Sul encabeçam a lista da Sesa com incidência média, havendo variação de números para mais e para menos. Cachoeiro, por exemplo, registrou queda na incidência de casos da segunda para a terceira semana passando de 25,14 para 22,32.

Acompanhe nos quadros abaixo todos os números:

A Sesa divulga boletim atualizado toda semana, informando a população acerca dos números da dengue no Estado. Contudo, os cuidados preventivos devem ser contínuos:

  • Limpar o quintal e jogar fora o que não é utilizado, tirar água dos pratos de plantas;
  • colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • limpar tóneis; depósitos de água ou qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água como tampinhas de garrafas, folhas e sacolas plásticas;
  • escovar bem as bordas dos recipientes (vasilhas de água e comida de animais, pratos de plantas, tóneis e caixas d`águas) e mantê-los sempre limpos.

Vacina

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue (Qdenga) ao Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, neste primeiro momento, a cobertura não será em larga escala.

No Espírito Santo, serão 20 cidades aptas a receber as doses. Dessas, três estão localizadas no Sul do Estado: Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante e Ibatiba.

Leia também: Três cidades do Sul do ES vão receber vacina contra Dengue

A vacina, contudo, já está disponível na rede particular.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Helena Valadão
Helena Valadão

Formada pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), no Rio de Janeiro, em 2006, é pós-graduada em Comunicação Pública pela Gama Filho e em marketing digital e comunicação online pela Cândido Mendes. Já atuou em redações em Cachoeiro de Itapemirim e na assessoria de imprensa do HIFA, assistência de comunicação do HECI e também como prestadora de serviços de comunicação para o Procon de Cachoeiro.